GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 16 de abril de 2016

COPA DO NORDESTE - HISTÓRICO DE VITÓRIAS

Com vantagem e histórico a favor, Sport busca chegar a sua quinta final da Copa do Nordeste

Contando com o retorno de Renê contra o Campinense, Falcão indicou que vai escalar um Sport mais precavido

Apenas duas vezes, Leão perdeu vaga em mata-mata após vencer ida, na Ilha. Domingo precisa apenas de um empate contra Campinense


O gol marcado pelo zagueiro Durval, aos 50 minutos do segundo tempo, na última quinta-feira, no jogo de ida das semifinais da Copa do Nordeste, contra o Campinense, foi o mais importante do Sport até agora na temporada. Graças a ele, os leoninos estão a apenas um empate de alcançar a sua quinta decisão da competição regional. Vaga que pode ser obtida mesmo com uma derrota por um gol de diferença, desde que também balance as redes no estádio Amigão, em Campina Grande, na partida deste domingo, às 16h. Vantagem significativa, que atrelada ao passado, enche o time pernambucano de confiança. Em toda a história, em apenas duas das doze vezes em que largou em um mata-mata com vitória no jogo de ida de um mata-mata, na Ilha do Retiro, o Sport deixou a escapar a sua classificação. Nenhuma delas, pela Copa do Nordeste.
Levantamento de todos os jogos eliminatórios disputados pelo Sport, em competições oficiais, ao longo da história. Desde o Campeonato Pernambucano de 1916 (o primeiro com a participação do Leão), até jogos pelo Taça Brasil, Torneio Norte-Nordeste, Torneio dos Campeões da CBD, Campeonato Brasileiro (Séries A e B), Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Libertadores, Sul-Americana e Copa do Nordeste. Nesse universo, foram considerados apenas as disputas em duas partidas, excetuando-se assim as decisões em "melhor de três jogos". Com isso, o Sport já disputou um total de 105 mata-matas. Desses, em apenas 25 largou na Ilha do Retiro e decidiu fora de casa. Nesse cenário, foram 10 classificações e 15 eliminações. Dessas, apenas duas após vencer o jogo de ida, em casa.
Número que, ainda assim, é "maquiado". Isso porque, uma dessas eliminações ocorreu na Copa do Brasil do ano passado, contra o Santos. Após abrir 2 a 1 em casa, os rubro-negros caíram por 3 a 1 na Vila Belmiro, deixando a competição. No entanto, não houve lamentações, já que por ter escolhido disputar a Copa Sul-Americana, o Sport não poderia avançar no torneio nacional. Assim, a única eliminação "à vera", na situação de largar com vantagem na Ilha do Retiro aconteceu em 2002, contra o Atlético-MG, também pela Copa do Brasil.
Na ocasião, válida pela 2ª fase da competição, o Leão não conseguiu segurar a vantagem do triunfo por 2 a 1, em casa, sendo goleado, em Belo Horizonte, por 3 a 0. Todas as demais 13 eliminações do Sport em mata-matas ocorreram quando o Leão não conseguiu fazer o resultado com o apoio da torcida, com sete empates e seis derrotas.
Time
Para tentar manter o bom retrospecto, o técnico Paulo Roberto Falcão deverá mandar a campo uma equipe mais precavida, com o retorno do esquema com três volantes. Isso porque o treinador não poderá contar com duas peças importantes do sistema defensivo: o zagueiro Durval e o volante Rithely. Assim, Luiz Antônio e Ronaldo devem ganhar uma oportunidade no time, com Diego Souza sendo adiantado para o ataque. Na zaga, Luis Gustavo e Matheus Ferraz disputam a vaga. Um retorno certo é o do lateral esquerdo Renê, que cumpriu suspensão na ida.

Ficha do jogo
Campinense
Glédson; Fernando Pires, Joécio, Tiago Sala e Danilo; Negretti, Magno, Roger Gaúcho e Jussimar; Raul e Rodrigão. Técnico: Francisco Diá.
Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Henriquez, Luis Gustavo (Matheus Ferraz) e Renê; Serginho, Ronaldo, Luiz Antônio, Mark González e Lenis; Diego Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande. Horário: 16h. Árbitro: Charles Hebert Ferreira (AL). Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira e Eric Nunes Costa (ambos de SE).

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário