GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 31 de dezembro de 2016

FERIADO DE ANO NOVO

O que abre e o que fecha no Ano Novo no Grande Recife

Lojas do Centro do Recife funcionarão normalmente, das 8h às 18h, no sábado (31), mas fecham no domingo (1º) (Foto: Reprodução/TV Globo)


Shoppings têm horário especial, assim como as lojas do comércio no Centro da capital. Correios e Detran-PE não abrem as portas no sábado (31).

O feriado de Ano Novo altera o funcionamento de alguns serviços no Grande Recife no fim de semana. Os shoppings têm horário especial enquanto os Correios não abrem as portas no sábado (31), quando também não funcionam a sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e os Expressos localizados nos centros de compras. 

Confira abaixo o que abre e o que fecha no último dia de 2016 e no primeiro dia de 2017 na Região Metropolitana do Recife:
Comércio e shoppings
As lojas do Centro do Recife funcionam normalmente, das 8h às 18h, no sábado (31). Porém, elas estarão fechadas no domingo (1º).
Os shopping Boa Vista, Guararapes, RioMar, Recife, Paço Alfândega e Tacaruna abrem das 9h às 18h no sábado (31). Já o Plaza abre uma hora mais tarde nesse dia, às 10h. Enquanto o North Way, em Paulista, funciona até uma hora mais tarde, às 19h, o Shopping Costa Dourada abre das 10h às 17h.
No domingo (1º), os shoppings Plaza, North Way, Guararapes, RioMar e Tacaruna ficam com todas as lojas fechadas. A praça de alimentação e lazer funciona das 12h às 21h. 

No primeiro dia do ano, a praça de alimentação e lazer do Shopping Costa Dourada abre das 11h às 21h, enquanto a do Shopping Boa Vista abre das 11h às 19h. Em ambos, as lojas ficam fechadas, assim como no Shopping Recife, que tem horário facultativo na praça de alimentação e lazer. Já o Paço Alfândega fica totalmente fechado no dia 1º de janeiro.
Mercado, feiras e Armazéns do Cais
Mercados públicos e feiras novas de Água Fria e Nova Descoberta funcionam normalmente, das 6h às 18h, no sábado (31) assim como o Mercado das Flores e o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo). Já no domingo (1º), elas não funcionam.
Os Armazéns do Cais abrem das 10h às 6h no sábado (31). No domingo (1º), eles funcionam até às 22h.
Instituto Ricardo Brennand
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o local está fechado. As atividades serão retomadas na segunda (2).

Museu da Cidade do Recife
No sábado (31), o espaço funciona das 9h às 12h e, no domingo (1º), fica fechado.
Paço do Frevo 
O Paço do Frevo está fechado no sábado (31) e no domingo (1º).
Detran-PE
A sede do órgão e os Expressos nos shoppings da Região Metropolitana do Recife ficam fechados no sábado (31) e no domingo (1º).
Correios
As agências estão fechadas no sábado (31) e no domingo (1º). O expediente é retomado na segunda (2), das 9h às 17h.
Lazer
O Jardim Botânico funciona normalmente das 9h às 15h tanto no sábado (31) quanto no domingo (1º). Entretanto, não há ciclofaixa no dia 1º de janeiro.

G1 Pernambuco

O PRESIDIÁRIO CRITICANDO

Na prisão, Cunha chama de burrada desunião do centrão


O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso há cerca de dois meses pela Operação Lava Jato, teria criticado a aliados a desunião do chamado "centrão", bloco parlamentar que gravitava em torno do peemedebista quando este era o presidente da Câmara. Segundo o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), o descontentamento de Cunha com os antigos aliados se deve à disputa pela presidência da Câmara.
Marun, que visitou Cunha nesta sexta-feira (30), no Complexo Médico Penal de Pinhais (PR), disse que a conversa girou em torno da reeleição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e dos candidatos do centrão, Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF).
"Coloquei para ele que Rodrigo era uma candidatura forte. Ele disse que era burrada do centrão não estar unido, mas não expressou brabeza com Rodrigo", disse Marun em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
Segundo Marun, Cunha mostrou-se "triste, mas não desesperado" e "revoltado" com sua prisão. Ele também teria demonstrado estar bem informado sobre os rumos da política nacional.
"Da meia hora que conversamos, cerca de 20 minutos foram falando sobre a defesa dele, sobre pedidos de relaxamento de prisão. Ele reclama de sua situação jurídica, da aceitação das prisões preventivas e da dificuldade de ter para quem reclamar", disse Marun.  

(BR 247)

CRITICANDO OS PETISTAS

Temer critica falta de coragem de governos petistas


Em uma crítica indireta aos governos petistas, o presidente Michel Temer colocará em cadeia nacional a partir desta sexta-feira (30) publicidade televisiva na qual acusa as gestões anteriores não terem tido coragem para fazer reformas estruturais no país.
Na inserção de meio minuto, o governo federal ressalta que tem tomado medidas que resolvem "graves problemas", "criando empregos" e "devolvendo a confiança" ao país.
Na quinta-feira (29), contudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o desemprego chegou a 11,9% no trimestre encerrado em novembro, taxa mais elevada já registrada da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.
"O Brasil precisa de reformas que não podem esperar e o governo federal tem a coragem de fazer o que outros governos não fizeram, tomando medidas que resolvem graves problemas, criando empregos e oportunidades e devolvendo a confiança", ressalta.
A publicidade televisiva também afirma que o mundo já reconhece que investir no Brasil "voltou a ser um bom negócio", apesar do país ainda não ter recuperados o selo de bom pagador de agências de risco como Moody's, Standard & Poor's e Fitch.
O tom da inserção é semelhante ao de publicidade publicada pelo governo federal em jornais impressos na quinta-feira (29). No texto, o governo federal ressalta que teve a "coragem" para fazer as reformas que "o Brasil precisa" e enumera as mudanças trabalhista e previdenciária.


Folha de S.Paulo – Gustavo Uribe e Daniel Carvalho

QUE VENHA 2017

2016, O ANO QUE PARECIA SE RECUSAR A TERMINAR
ANO LEVA TROFÉU DE MAIS LONGO DO MILÊNIO NA PREMIAÇÃO COLUNA CH

ANO LEVA TROFÉU DE MAIS LONGO DO MILÊNIO NA PREMIAÇÃO COLUNA CH

O ano de 2016 poderia ter sido marcado apenas pelo impeachment de Dilma Rousseff, o segundo no Brasil, pela surpresa de Donald Trump nos Estados Unidos ou até mesmo pelo Brexit, o referendo que selou a saída da Grã-Bretanha da União Européia. Mas 2016 leva o prêmio de ano mais longo do milênio. Crises políticas, depressão econômica e grandes tragédias... Afe, o ano parecia não acabar. Mas a tradicional premiação de 31 de dezembro, desta coluna, nada deixa por menos.
Prêmio Óleo de Peroba
Réu cinco vezes (por enquanto) por escândalos de corrupção que lhe podem render mais de um século de cadeia, Lula ganha o prêmio Óleo de Peroba ao afirmar que não existe brasileiro mais honesto que ele.
O roubo do século
Quando Ronald Biggs e comparsas assaltaram o trem pagador, no “roubo do século”, mal sabiam que era tudo brincadeira de criança. Não se conhecia a turma de Lula e Dilma, que, entre saques criminosos e prejuízos, golpearam a Petrobras em mais de R$ 61 bilhões.
Caveirão de lata
Vai para o ex-governador Sérgio Cabral, preso por chefiar o mais deslavado esquema de corrupção da história do Rio de Janeiro.
Troféu Doce Ilusão
Vai para Dilma e seus poucos apoiadores nas redes sociais, que ainda choram o impeachment derramado e proclamam o “golpe” que não houve contra um governo corrupto e incompetente.

Claudio Humberto

DE BOLEIRO A BARBEIRO

Pés pelas mãos: jogador deixa futebol e se reencontra como barbeiro em PE

        Jean em ação pelo Central na Série D de 2014; ele se machucou neste jogo (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)

Devido a uma grande sequência de contusões, Jean Batista encerrou sua carreira 
no mundo do futebol e se tornou uma referência em uma barbearia do Recife


Milhares de garotos sonham em se tornar um grande jogador de futebol algum dia, mas a maioria acaba trançando um caminhando diferente. Jean Batista conseguiu realizar esse sonho durante algum tempo. O atleta iniciou a carreira nas categorias de base do Sport. Em 2000 conseguiu chegar no elenco profissional. Três anos depois foi campeão do Campeonato Pernambucano. Ele ainda passou por outros clubes como Treze, Paysandu, Vasco e até em clubes internacionais como Ankaragucu, da Turquia, e Penafiel e União de Leiria, de Portugal.
Defendendo as cores do Central, seu último clube, Jean viu seu destino mudar após sofrer uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo, em uma partida da Série D contra o Campinense, em 2014. 
- As lesões foram o maior desafio na minha carreira. Eu era um jogador de muita força, assim falavam os treinadores. Diziam que eu tinha uma explosão muito forte. E sempre no melhor momento meu eu tinha alguma lesão.
Após se recuperar de algumas graves lesões ele bem que tentou voltar ao mesmo nível técnico, masnão conseguiu ter o mesmo desempenho dentro das quatro linhas, o que levou a encerrar sua carreira no mundo futebolístico. 
- Quando voltei já não fui o mesmo Jean Batista. Tive uma sequência seguidas de lesões musculares que me fez analisar bem e tomar a decisão de encerrar a carreira.
Jean acabou trocando o mundo da bola por outro bem diferente. Por gostar muito de mexer com cabelo, ele acabou virando barbeiro. Ele já cortava os cabelos dos amigos nas concentrações, quando era jogador. Mesmo com a mudança, Jean não reclama, o agora ex-jogador se sente feliz com a nova profissão.  
- O tempo que estive lesionado resolvi fazer uma especialização incentivado pelo meu irmão que também fez a especialização. Costumo dizer que se encerrou um ciclo, que foi o futebol, e se iniciou um outro ciclo como barbeiro. Na vida temos que viver em busca de metas e realizar sonhos, pois sem sonhos não existe motivação para se viver. Mas tudo tem o começo, meio e fim. Encerrei a carreira realizado. E hoje como barbeiro to vivendo um momento novo na minha vida. 
Aos 35 anos de idade, Jean se tornou referência em uma barbearia do Recife, onde recebeu o convite para trabalhar quando terminou a especialização há um ano atrás. Entre os clientes estão jogadores, como Éverton, ex-Santa Cruz e atualmente no Central, e Gabriel Xavier, meia do Sport, que conheceram o local através da história dele.
- Acho que por ter sido atleta tenho a linguagem deles, e cortar cabelo ou fazer a barba com um ex-jogador de futebol é mais confortável, o papo de encaixa, pois passei muita coisa que eles estão passando agora. Eles costumam me chamar de "boleiro barbeiro". 


Em atendimento aos atletas Gabriel Xavier, do Sport, e Éverton, ex-Santa Cruz (Foto: Arquivo Pessoal/ Jean Batista)
O atleta reconhece a importância do futebol para ele, e afirma ter aprendido muito nos 21 clubes que atuou nos 15 anos de trajetória. 
- O futebol na minha vida teve uma importância muito grande, me levou a lugares que nunca imaginei conhecer, conheci pessoas e culturas que jamais passou em minha cabeçar. Joguei com jogadores que quando menino vi jogar só pela televisão. Foram 21 clubes na carreira e dois países diferente que Deus me proporcionou conhecer. 

GloboEsporte.com

SANTA CRUZ - RECUPERANDO O GRAMADO

Santa Cruz aproveita período de recesso e realiza obras de reparo no estádio do Arruda para 2017

A diretoria coral também faz melhorias no castigado gramado do Arruda, alvo de críticas na Série A

Estádio recebe melhorias no gramado, acesso, banheiros e na iluminação para 2017


Enquanto o Santa Cruz não inicia a pré-temporada, o estádio do Arruda passa por melhorias estruturais. A comissão patrimonial do clube realiza reparos no gramado, iluminação, acesso ao estádio e ainda trabalha em reformas no banheiro. A intenção é finalizar as obras até o dia 15 de janeiro. O primeiro jogo do time coral em 2017 está marcado para o dia 21, quando enfrenta o Paysandu, pela Taça Asa Branca. 

Segundo o presidente da comissão patrimonial, Antônio Luiz Neto, as entradas ao estádio pelas ruas Petrolina Botelho, das Moças e do Canal estão recebendo ajustes para melhorar a segurança. “Também estamos tratando da mobilidade e segurança dentro do estádio no que diz respeito aos parapeitos do estádio inteiro. Estamos criando portões para evasão rápida dos torcedores da arquibancada para o campo no caso de acontecer algum problema ou até mesmo para o acesso em shows”, disse.

Além das obras em banheiros e reparos na iluminação, a diretoria coral também faz melhorias no castigado gramado do Arruda. Com a contratação de um agrônomo, estão sendo substituídas placas do campo de jogo. A drenagem e a irrigação recebem ainda atenção especial com a compra de novos equipamentos.

Centro de treinamento
Já o centro de treinamento do Santa Cruz continua com a primeira etapa das obras de terraplanagem. Segundo Antônio Luiz Neto, o desejo é finalizar o processo ainda no mês de janeiro. 




Diario de Pernambuco

NÁUTICO - O ESQUEMA A SER IMPLANTADO

Dado Cavalcanti afirma que apenas treinamentos responderão se esquema poderá ser implantado

Dado: "Sei que teremos alguns problemas com jogadores que jogaram a Série A (para iniciar pré-temporada)"

Técnico espera ter ideia de como será o desenho tático após dez dias de treinamentos


Na sua apresentação nos Aflitos, o técnico Dado Cavalcanti falou muito sobre a montagem do elenco e que já tinha um modelo de jogo definido. Junto com a direção de futebol, o trabalho tem sido intenso para buscar as peças que o técnico deseja e que se encaixe no desenho tático que ele imagina. Até o momento foram seis atletas contratados, dois tiveram o contrato renovado e o Timbu parece estar bem perto de fechar o elenco para poder começar a temporada 2017. Porém, apesar de estar escolhendo as peças, o treinador fala com cautela sobre a formação que o time vai utilizar.

“Uma coisa é a expectativa e outra coisa é a realidade. Enquanto não estivermos no CT não posso te responder. Só posso te responder isso quando começarmos os treinamentos”, comentou o técnico.

Será com a bola no chão que Dado espera responder se suas expectativas serão atendidas ou não. E isso não deve ocorrer logo no começo dos trabalhos. Alguns jogadores estavam disputando a Série A e talvez não cheguem logo nos primeiros dias de trabalho. Pelo menos o técnico estipulou um prazo para ter ideia de como estará o time. 

“Acredito que após dez dias posso dizer se o esquema que eu pensei poderá ser utilizado. Umas das prerrogativas é que os atletas estejam aqui dia 2, mas sei que teremos alguns problemas com jogadores que jogaram a Série A”, afirmou.

Mudanças para algumas peças
Dado Cavalcanti ainda não realizou nenhum treino, mas já é certo que duas peças do meio de campo sofrerão algumas mudanças na sua forma de atuar. Os volantes Cal e Maylson devem ser utilizados como meias de ligação em 2017. Como bom passe e visão de jogo, eles devem compor as peças ao lado de Marco Antônio, que já está no clube, e Dudu, que deve ser anunciado de forma oficial nos próximos dias.


Diario de Pernambuco

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

OPERAÇÃO LAVA JATO - MAIS UMA DOS LULA DA SILVA

EMPRESA DE FILHO DE LULA RECEBEU R$ 103 MILHÕES, APONTA LAUDO DA PF
A EMPRESA ESTÁ EM NOME DE FÁBIO LUÍS LULA DA SILVA, FILHO DO EX-PRESIDENTE. (FOTO: ESTADÃO)

EMPRESA DELE FATUROU MILHÕES DA CERVEJARIA PETRÓPOLIS E DA OI

Os principais financiadores da empresa Gamecorp, que pertence a um dos filhos do ex-presidente Lula, injetaram na firma ao menos R$ 103 milhões, de acordo com laudo elaborado na Operação Lava Jato. A cervejaria Petrópolis e empresas ligadas à Oi são os principais remetentes desses recursos.
A Oi, que neste ano fez o maior pedido de recuperação judicial do país, já havia investido R$ 5,2 milhões na Gamecorp em 2005, ainda com o nome de Telemar. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (30), a empresa está em nome de Fábio Luís Lula da Silva e dos sócios Kalil Bittar, Fernando Bittar e Leonardo Badra Eid, e é responsável pelo canal PlayTV.
O grupo Petrópolis, de Walter Faria, dono da Itaipava, pagou R$ 6 milhões à empresa do petista. Além dos R$ 103 milhões pagos por outras empresas, há nas contas bancárias da empresa repasses da própria Gamecorp que somam R$ 64,3 milhões.

Claudio Humberto

CRIME PASSIONAL

POLÍCIA CONFIRMA MORTE DE EMBAIXADOR GREGO E PEDE PRISÃO DE VIÚVA
O POLICIAL SÉRGIO GOMES MOREIRA FILHO CONFESSOU O CRIME (FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO)

VIÚVA E SEU AMANTE PM TRAMARAM A MORTE DE KYRIAKOS AMIRIDIS

O corpo encontrado em um carro carbonizado no Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu (RJ), é mesmo do embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 30, após perícia do corpo pelo IML.
A polícia também pediu à Justiça a prisão de quatro pessoas que teriam planejado e matado o diplomata. Entre elas, a embaixatriz Françoise Amiridis, viúva do diplomata, e o policial militar Sérgio Gomes Moreira Filho, que confessou o crime. Os dois são amantes, de acordo com a polícia. A principal hipótese é de crime passional.
De acordo com os investigadores, o embaixador foi morto dentro da própria casa. Segundo depoimento de Sérgio, houve luta corporal e o PM usou a arma que estava com o diplomata para atirar.
O PM diz que, logo depois, retirou o corpo usando o carro que tinha sido alugado pelo embaixador. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas.
Os outros dois suspeitos de envolvimento no crime não tiveram o nome divulgado.


Diario do Poder

NÁUTICO - APROVEITAR A OPORTUNIDADE

João Paulo sonha com oportunidade na lateral esquerda do Náutico, aconselhado por Joazi

João brigará pela lateral com Manuel, também da base, e o novo reforço, que deve ser Bontempo como dono

Atleta só será integrado ao elenco profissional quando voltar da Copa São Paulo


Quando a pré-temporada for inciada na próxima segunda-feira, João Paulo estará longe do CT Wilson Campos. Mais exatamente em Tabani, onde fará a estreia na Copa São Paulo no dia seguinte, quando o Timbu enfrentará o Vila Nova. O foco do lateral esquerdo formado na base alvirrubra estará na Copinha, mas um pouco dos seus pensamentos estarão no Recife. Quando voltar, João receberá a sua primeira oportunidade entre os profissionais. Algo que parece ser o grande sonho do atleta que está no clube há quase um quarto da sua vida.

“Vou completar cinco anos de Náutico em fevereiro. Cheguei aqui com 14 anos e comecei jogando futsal lá em Natal. Já tenho um tempinho aqui”, contou com um riso tímido. 

No time sub 20, sua vaga está garantida. É titular na posição e deve ser durante toda a disputa da competição nacional. Ao voltar, não terá essa tranquilidade. Além de ter Manuel, que também é das categorias de base, mas chegou há pouco tempo, como principal adversário pelo posto, o prata da casa deve ter um novo reforço, que deve ser Leonel Bontempo, como o dono da posição. Situação que não deve assustar o jogador. Ele conhece uma história bem parecida - e que terminou sendo favorável - bem de perto. 

Recentemente o Náutico teve dois jogadores formados nas categorias de base e que superaram as expectativas. Um foi Douglas Santos, que foi vendido para a Europa, voltou para o Brasil, foi campeão olímpico com a Seleção e voltou para o Velho Continente recentemente. O outro é seu amigo pessoal. João Paulo sempre conversa com Joazi e tenta pegar dicas para quem sabe repetir a história do amigo que foi perseguido no começo do ano e terminou a temporada como a grande surpresa do time ao ser titular absoluto da lateral direita. 

“Eles (Douglas e Joazi) são exemplos. Joazi é meu amigo e sempre procura me passar alguns conselhos e experiência”, contou o atleta que começou a imaginar uma possível dupla. Ele na esquerda e Joazi na direita. “Ainda não pensamos nisso. Até falamos sobre 2017, mas não sobre essa dupla. Mas quem sabe não dá tudo certo e isso acontece?”

Por enquanto João Paulo apenas sonha com isso. Espera ir bem na Copa São Paulo e chamar atenção. Principalmente, do técnico Dado Cavalcanti, que terá o atleta à disposição em alguns dias. 


Diario de Pernambuco

SANTA CRUZ - CONTINUA NO ARRUDA

Santa Cruz mantém lateral direito argentino Gabriel Vallés até o fim da temporada de 2017

Ambidestro, Gabriel Vallés ter perfil polivalente e pode atuar como lateral esquerdo e ainda de volante

No clube desde agosto, atleta perdeu prazo de inscrição para estrear em 2016


O Santa Cruz tem o seu segundo lateral direito confirmado para a temporada de 2017. Depois de renovar com Vitor, o clube coral decidiu manter no seu grupo o argentino Gabriel Vallés, de 30 anos. O jogador está no Arruda desde o último dia 6 de agosto. Não conseguiu, contudo, o visto de trabalho para defender o time no Brasileirão e Copa Sul-Americana. Ainda assim, permaneceu treinando no Recife e, enfim, terá a oportunidade de estrear pelo Mais Querido.

Vallés, agora, tem acordo com o Tricolor do Arruda até o dia 30 de novembro de 2017. Na próxima temporada, tem a chance de quebrar um período considerável de inatividade. Em 14 de julho, houve uma “rescisão unilateral” de Vallés com o Juventud Unid Universitario-ARG, seu último clube. O jogador se desvinculou após liminar na Justiça, porém não houve rompimento do contrato por parte da agremiação. O imbróglio se arrastou além do esperado, e o atleta não conseguiu se regularizar no Brasil.

"Eu queria falar que estou muito feliz por ficar no Santa Cruz. É um time muito grande e tem a torcida torcida mais apaixonada do Brasil. Acredito que vai ser um grande ano para o Santa. Vai fazer de tudo para voltar à Série A e manter os títulos conquistados em 2016", disse Vallés, por meio da assessorai de imprensa coral.
Ambidestro, Vallés também pode atuar como lateral esquerdo e ainda de volante. O atleta também possui passagens por Godoy Cruz e pelo Independiente, da Argentina.

Para 2017, o Santa Cruz acertou as contratações do goleiro Júlio César e do zagueiro Bruno Silva além das renovações do lateral
direito Vitor e do esquerdo Tiago Costa.


Diario de Pernambuco

SPORT - DE VOLTA A ILHA DO RETIRO

Sport anuncia o retorno do ex-lateral Dutra, agora como auxiliar-técnico de Daniel Paulista

O lateral esquerdo foi campeão da Copa do Brasil 2008 e disputou a Copa Libertadores pelo Sport em 2009

Preparador físico Ricardo Henriques, que trabalhou no Leão com o técnico Oswaldo de Oliveira em 2016, também retorna ao clube com o aval de Daniel


Após a confirmação da permanência de Daniel Paulista no comando da equipe leonina para a temporada de 2017, o Sport anuncia duas novidades para compor a comissão técnica do time. Ambos, na verdade, marcam um retorno à Ilha do Retiro. Companheiro de Paulista nos gramados, Dutra, ex-lateral campeão da Copa do Brasil de 2008, assumirá o posto de auxiliar técnico do time pernambucano. A outra volta fica por conta do preparador físico Ricardo Henriques, que trabalhou pelo Rubro-negro ainda neste ano ao lado de Oswaldo de Oliveira. Deixou a equipe pelo Corinthians, durante a Série A, junto ao técnico e agora reassume o cargo. As adesões foram anunciadas através do site oficial do clube na manhã desta sexta-feira.

Desde que deixou a Ilha do Retiro, há cinco anos, Dutra registrou uma rápida passagem pelo Santa Cruz, em 2011, e outras três temporadas jogando pelo japonês Yokohama Marinos. Agora, aos 43 anos, deixa os gramados e assume o posto de auxiliar no Leão. Sobre sua adesão ao clube, o executivo de futebol do Sport Alexandre Faria, ressaltou a aprovação de Paulista, bem como o pertinente trabalho que Dutra poderá fazer com relação às categorias de base do Rubro-negro.

"O Dutra é um profissional que tem uma história maravilhosa. Ele chega para ser o nosso auxiliar permanente. Além disso, seu nome foi discutido e aprovado por Daniel Paulista e toda a diretoria. É uma pessoa de caráter e com muito conhecimento de futebol. Com certeza nos ajudará muito no dia a dia e também, por exemplo, no elo entre a comissão técnica e a base", avaliou.

Chegando de volta ao Leão com contrato de ano, o retorno do preparador físico Ricardo Henriques partiu de uma indicação do técnico Daniel Paulista. Registrando passagens por Palmeiras, Botafogo e Flamengo, foi ressaltado pelo dirigente leonino pela sua experiência. "Ricardo é um profissional com passagens pelos maiores clubes do país, além de ser muito renomado no mercado. Foi uma indicação do Daniel Paulista que foi prontamente acatada por todos". Fora do Brasil, Henriques registra ainda uma passagem pelo futebol japonês. 



Diario de Pernambuco

NÁUTICO - MAIS UM ATACANTE

Náutico contrata atacante Willian Silva, destaque da Segundona do Campeonato Paulista 2016

Willian foi artilheiro da Portuguesa Santista na campanha que rendeu o título estadual para a equipe de 2016

Atleta de 22 anos marcou 19 gols pela equipe paulista campeã nesta temporada


O Náutico anunciou na manhã desta sexta-feira a contratação de mais um atacante para o elenco. Trata-se de Willian Silva, 22 anos, um dos destaques da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. O atleta foi artilheiro da Portuguesa Santista na campanha que rendeu o título estadual para a equipe durante o segundo semestre desta temporada. Willian acumula no currículo passagens pelo futebol pernambucano, como pelo próprio Timbu, em 2013. No estado, ele também já defendeu o Vitória e o Central.

"É um atleta jovem, fez 19 gols pela Portuguesa Santista, estava na base do Santos e está acabando o contrato por lá. É um atleta de muito futuro pelo que a gente levantou e é mais um que estamos trazendo para o nosso ataque que sabe fazer gol", destacou o diretor de futebol Marcílio Sales.

Até o momento, o Timbu já havia anunciado duas contratações para o ataque: os atacantes Anselmo e Juninho. Ainda é esperada a chagada de Alison, atacante que estava no Atlético-GO e está apalavrado com o clube. A pré-temporada alvirrubra está marcada para ter início na próxima segunda-feira, sob o comando do técnico Dado Cavalcanti.




Diario de Pernambuco

SANTA CRUZ - NEGOCIANDO COM O SÃO PAULO

Santa Cruz negocia com o lateral direito Foguete, atleta que pertence ao São Paulo, para 2017

Foguete estava na relação de atletas oferecidos e agradou à diretoria e ao técnico Vinícius Eutrópio

Jogador renovou contrato recentemente com o Tricolor Paulista e disputará a pré-temporada na Flórida, mas tem chances de se encaminhar para o Arruda depois


O anúncio das renovações contratuais do experiente Vitor e do argentino Gabriel Vallés não interrompeu a busca do Santa Cruz por outro lateral direito mais jovem. Depois do insucesso na negociação com Auro, do São Paulo, outro jogador da posição que pertence ao Tricolor Paulista pode desembarcar no Arruda. De acordo com apuração da reportagem do Superesportes, diretoria coral negocia o empréstimo de Foguete, de 21 anos.

O São Paulo disponibilizou ao Santa Cruz uma lista com oito nomes para empréstimo. Apesar de ter estendido vínculo recentemente com os paulistas até o fim de 2018, Foguete estava na relação e agradou à diretoria e ao técnico Vinícius Eutrópio. O Tricolor logo iniciou as tratativas para conseguir o jogador, visto como uma peça para ser titular no time que está sendo formado para 2017.

Foguete iniciou a carreira no Vasco da Gama, em 2008, e só chegou ao São Paulo em 2013, onde nunca obteve uma sequência de jogos. O atleta está entre o elenco do Tricolor Paulista que irá participar da pré-temporada no Torneio da Flórida, nos Estados Unidos.



Diario de Pernambuco

SPORT - SONDANDO ZAGUEIRO

Sport faz sondagem a empresário para contar com zagueiro Neris, ex-Santa Cruz, em 2017

"Houve uma procura, uma sondagem depois das eleições", revelou Filipe Nogiri, empresário do atleta

Procura foi feita após a eleição de Arnaldo Barros para a presidência do Leão


Um dos destaque do Santa Cruz em 2016 pode trocar o Arruda pela Ilha do Retiro na próxima temporada. Titular em 21 partidas do tricolor no último Campeonato Brasileiro, o zagueiro Neris, de 24 anos, recebeu uma sondagem oficial por parte da nova diretoria do Sport para defender o clube rubro-negro em 2017. A informação foi confirmada por telefone ao Superesportes pelo procurador do defensor, Filipe Nogiri.

Segundo o empresário, a ligação foi feita após a eleição clube, no último dia 16, em que o atual vice, Arnaldo Barros, foi escolhido para comandar o biênio 2017/2018. No entanto, as conversas estariam ainda em um primeiro passo. Valor de salário, por exemplo, foi um assunto ainda não tratado. Ainda de acordo com Nogiri, um possível empecilho para a negociação é a identificação de Neris com o Santa Cruz, que ainda tenta a renovação com o zagueiro. 

"Houve uma procura, uma sondagem depois das eleições. Na verdade, eles procuraram o meu sócio, mas não chegaram a falar de valores. É uma situação bem delicada. O Néris tem muito respeito pelo Santa Cruz e, por isso, não seria uma negociação simples, se transferir para o maior rival. É preciso ser uma coisa muito bem pensada. Não podemos tomar qualquer decisão no impulso", destacou o agente. "Não fechamos as portas para ninguém. Mas precisa ser uma coisa que valerá muito a pena por conta dessa rivalidade. É uma negociação atípica. E isso foi passado para a diretoria do Sport."

Neris também negocia permanência no Santa Cruz

Ainda de acordo com Nogiri, além do Sport, outros clubes também o sondaram para saber informações sobre Néris. O procurador também não descartou uma conversa com a diretoria do Santa Cruz. No entanto, reconheceu que os atrasos salariais do clube são uma barreira para uma possível renovação. 

"Isso é um dificultador, de fato. Neris é um atleta que gosta muito do Santa, mas ele também precisa ter segurança. E sabemos que o Santa Cruz terá uma nova realidade financeira em 2017, com a diminuição da cota de TV, por exemplo. Mas que fique claro que não estou fazendo leilão com o jogador. O Neris tem uma gratidão muito grande pelo Santa", finalizou.


Diario de Pernambuco

SALGUEIRO - MANTENDO O ELENCO

Salgueiro mantém dez jogadores do time que brilhou no estadual de 2015


Naquele ano, o Carcará conquistou o vice-campeonato Pernambucano, perdendo para o Santa Cruz. Confira quem continua vestindo a camisa salgueirense em 2017


Prestes a começar mais um Campeonato Pernambucano, o elenco do Salgueiro conta com alguns nomes que conhecem o caminho do sucesso no estadual vestindo a camisa do Carcará do sertão. Dos 25 jogadores que treinam para a estreia do time no dia 4 de janeiro, contra o Serra Talhada, no Cornélio de Barros, 10 participaram da inédita campanha de 2015, que resultou no vice-campeonato estadual. 
Na final contra o Santa cruz, no Arruda, o então técnico Sérgio China, que será rival do Carcará no dia 4, mandou a campo uma equipe formada por: Luciano; Marcos Tamandaré, Ranieri, Rogério Paraíba e Marlon; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Pio, Valdeir e Lúcio; Kanu. No banco, o treinador contava com Mondragon, Luís Eduardo, Thyego, Vítor Caicó, Clebinho, Jefferson Berger, Cássio, Anderson Lessa e Alemão. 
Quase dois anos depois, confira quem permanece no Tricolor salgueirense: no banco de reserva, Sérgio China deu lugar a Evandro Guimarães; no gol, Luciano e Mondragon seguem lutando pela titularidade; na zaga, Ranieri e Rogério continuam absolutos, enquanto Luiz Eduardo permanece como opção; nas laterais, só restou o experiente Marcos Tamandaré; entre os volantes, Rodolfo Potiguar e Moreilândia permanecem entre os titulares e Vitor Caicó se mantém como opção; entre os meias, só quem estava na final era Valdeir. O único setor que não conta com nenhum remanescente do time vice-campeão de 2015 é o ataque.
 

PROSTITUTA VEREADORA

Protesto de taxistas elege prostituta vereadora no AM

Francisca da Silva, a prostituta Coroca, em bar da feira de Manacapuru (AM), onde se elegeu vereadora

Uma das principais notícias do ano em todo o mundo, a insurreição dos eleitores contra a política tradicional, sacudiu também a pequena cidade de Manacapuru (99 km de Manaus), onde a prostituta Francisca da Silva, a Coroca, fez história ao se eleger vereadora.
A candidatura de protesto partiu de taxistas e mototaxistas do movimentado cais do porto. Há anos, Coroca faz ponto ali entre bares e camelôs que também se aproveitam do vaivém de estivadores e viajantes.
A cidade de 95 mil habitantes vive um clima de sublevação contra o atual prefeito, Jaziel Tororó (PMDB), e a Câmara, onde ele tem maioria. Em outubro, ele ficou em terceiro lugar (24% dos votos), e apenas 2 dos 15 vereadores se reelegeram.
Em 16 de novembro, dezenas de funcionários municipais da saúde com salários atrasados jogaram tinta nas paredes de prédios públicos, incluindo a Câmara e a Prefeitura, e lançaram sacos de lixo na casa do prefeito. Atualmente, o principal hospital da cidade só atende casos de emergência.
A cidade amarga o 5.075° lugar (de 5.281 prefeituras) no Ranking de Eficiência Dos Municípios da Folha (REM-F). Pelas ruas, a sujeira acumulada pela paralisação da coleta de lixo e o esgoto a céu aberto são a parte mais visível da má administração.
"Aqui era a Princesinha do Solimões, vê se agora dá pra dizer isso?", diz o taxista Valdemir Santana, citando a alcunha da cidade.
Santana, que trabalha no cais, é um dos idealizadores da candidatura, surgida em tom de brincadeira em conversa sobre a política local.
Convencida a se candidatar, Coroca contou com o apoio também de feirantes e comerciantes.
O único material de campanha foi um santinho onde ela aparece maquiada e vestida com uma sóbria roupa preta ao lado dos dizeres: "Por insatisfação e revolta vote...!!! Coroca".
O resultado surpreendeu até os mais otimistas. Ela ficou em quarto lugar, com 1.122 votos (2,2% dos votos válidos), a apenas 334 votos do primeiro colocado. Um êxito para uma campanha com custo declarado de R$ 155.
A vitória tem sido uma reviravolta na vida de Coroca —o apelido vem do antigo hábito de se vestir de preto, a cor do pássaro que lhe empresta o nome.
Com problema de alcoolismo, ela se prostitui desde os 11 anos. No cais, um programa pode custar R$ 10.
Mora com os pais e os três filhos, de idades entre 6 e 10 anos, em um casebre de paredes de madeira e teto de zinco.
Desde a eleição, Coroca ganhou status de celebridade local —é recebida com sorrisos e costuma ser chamada de "minha vereadora".
A partir da semana que vem, terá salário de R$ 7.800, verba de gabinete de R$ 3.500 e ainda poderá nomear até quatro funcionários.

Folha de S.Paulo - Fabiano Maisonnave