GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NA MIRA DA OPOSIÇÃO

Oposição mira Lula e ex-ministros em CPI


Parlamentares cobrarão a aprovação de requerimentos para ouvir o petista, Antonio Palocci, Erenice Guerra e Fernando Pimentel
Motivada pela revelação de movimentações financeiras milionárias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de três ex-ministros, a oposição promete aumentar a pressão nesta semana para aprovação de requerimentos que pedem a convocação dos petistas na CPI do BNDES. De acordo com relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf) revelado pela revista Época deste fim de semana, Lula, os ex-ministros da Casa Civil Antonio Palocci e Erenice Guerra e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), realizaram movimentações de R$ 300 milhões, somadas.
Deputados oposicionistas integrantes da comissão vão cobrar o presidente do colegiado, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) para colocar na pauta requerimentos já apresentados que pedem a convocação dos quatro petistas. O depoimento de Lula foi pedido oito vezes, sendo três na primeira reunião da CPI, em 6 de agosto. Os pedidos de oitiva de Palocci e de Pimentel foram feitos no mesmo dia, e o de Erenice em 11 de agosto. Caso Rotta não paute o tema, os parlamentares podem apresentar um requerimento extra-pauta e tentar aprová-lo no colegiado. A oposição estuda também um pedido de quebra de sigilo bancário dos citados na lista do Coaf.
A próxima reunião está prevista para quinta-feira, quando será ouvido o empresário Eike Batista sobre a relação de suas empresas com o BNDES. Há a possibilidade, contudo, de convocação de sessão deliberativa amanhã, a fim de agilizar os trabalhos. “Vamos ter que pressionar o presidente”, disse o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). Há cerca de duas semanas, oposicionistas se reuniram com Rotta para cobrar os depoimentos. Eles criticam a composição da CPI, em que 15 dos 27 titulares são de partidos da base. “A oposição tem feito um esforço para romper essa blindagem que o governo construiu lá dentro”, diz o tucano.  
Do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário