Araripina e Petrolina denunciam o Afogados por uso irregular de jogador
Araripina e Petrolina denunciaram o Afogados no TJD-PE (Foto: Emerson Rocha)
De acordo com os clubes sertanejos, o Afogados utilizou um atleta que deveria cumprir três jogos de suspensão, referente à época que defendia a equipe do Pesqueira
Araripina e Petrolina acionaram o Afogados no Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE). De acordo com a denúncia, a equipe da cidade de Afogados da Ingazeira teria utilizado o atleta Romário Deodato dos Santos Silva de forma irregular. Os clubes sertanejos alegam que o jogador não poderia ter sido relacionado para os jogos da Série A-2, pois deveria cumprir suspensão da época que defendia o Pesqueira, na primeira divisão do Pernambucano deste ano.
Segundo as normas da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o jogador punido em uma competição organizada pela instituição não pode defender outro clube do estado, em campeonatos feitos pela FPF, até o fim da suspensão. No caso de Romário, da pena aplicada pelo TJD-PE de cinco jogos, ele teria cumprido apenas dois. Com o nome publicado no Boletim Informativo da CBF (BID), no dia 4 de setembro, o jogador passou a ser relacionado para os jogos a partir do dia 7 do mesmo mês, contra o Petrolina.
De acordo com o chefe de registro e tesoureiro do Araripina, Ted Alencar, o clube teria descoberto a suposta irregularidade do Afogados através do monitoramento que vem fazendo dos jogadores adversários.
– Estamos fazendo um monitoramento, jogador por jogador, de todos os adversários para ver se encontramos irregularidades. O regulamento do campeonato tem que ser cumprido sem distinção – afirma Ted Alencar.
Procurado pelo GloboEsporte.com, o diretor de futebol do Afogados, Alex Faustino, disse que só vai se pronunciar sobre o caso quando tiver acesso ao processo.
– Só vou me pronunciar depois que tiver uma situação concreta. Apenas temos indícios por alto, mas não temos o processo na mão. Só posso falar através de uma certeza, para não dizer nada contraditório – disse Faustino.
POSSÍVEIS MUDANÇAS NA CLASSIFICAÇÃO
Uma possível punição do Afogados pode influenciar na semifinal do Campeonato Pernambucano da Série A-2. Líder do Grupo C na segunda fase, com 10 pontos, a equipe do técnico Pedro Manta pode perder a vaga na fase decisiva da competição. Segundo colocado, o Araripina herdaria a posição, fazendo os jogos do mata-mata contra o Barreiros.
TJD-PE VIRA PROTAGONISTA NA SÉRIE A-2Quem pode ser mais beneficiado com essa situação é o Petrolina. A Fera Sertaneja terminou a segunda fase no terceiro lugar, com apenas três pontos. O time petrolinense, caso o Afogados seja punido, pode ir para a vice-liderança do Grupo C, com vaga assegurada na semifinal. Neste caso, o Petrolina disputaria o retorno à primeira divisão com o Vitória-PE.
O Campeonato Pernambucano da Série A-2 tem sido marcado pelo uso irregular de jogadores. Até o momento, o Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco já retirou 42 pontos de sete dos 12 clubes inscritos na competição. A última equipe punida no TJD-PE foi o Belo Jardim. O Calango, que está recorrendo da decisão, perdeu 12 pontos.
Dos clubes que iniciaram a segundona, o Serrano-PE, que abandonou a disputa no meio da primeira fase, sem nenhuma vitória ou empate, foi o que mais vezes apareceu na lista de julgamentos do Tribunal. A equipe da cidade de Serra Talhada foi condenada três vezes, perdendo nove pontos.
Além do Serrano-PE e do Belo Jardim, Petrolina, Araripina, Flamengo-PE, Íbis e Timbaúba também foram penalizados com a perda de pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário