Jogos Escolares da Juventude começam nesta quarta-feira (03), em Fortaleza. Pernambuco contará com 157 atletas e 20 técnicos
Recife, 2 de setembro de 2015 – A delegação pernambucana desembarcou nesta terça-feira (02), em Fortaleza, para a disputa da competição mais importante entre os alunos/atletas em 2015, os Jogos Escolares da Juventude, categoria mirim. Pernambuco será representado por 157 atletas, que vão em busca de medalhas em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Nesta primeira semana, serão realizadas as disputas das modalidades individuais. A partir da próxima terça-feira (08), as coletivas.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte. Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, é a oportunidade de os pernambucanos iniciarem a vida de atleta em uma competição nacional, de alto nível.
“Viajamos com 157 atletas e 20 treinadores. Isso é uma grande oportunidade de eles aparecerem para o Brasil com toda a qualidade técnica que apresentaram durante a disputa dos JEPs 2015. Além de fazer novas amizades e ainda conhecerem uma nova capital. Confio muito neles e tenho certeza que vamos ter bom resultados em Fortaleza”, afirmou.
Todos os pernambucanos que vão disputar os Jogos Escolares da Juventude foram campeões nos Jogos Escolares de Pernambuco, neste ano. Como os JEPs neste ano tiveram um nível técnico elevado, a expectativa é que a equipe consiga fisgar algumas medalhas. Alguns destaques da equipe são Pedro Ramos (natação – 100m e 400m), Lisa Ananda (natação – 50m livres, 50m borboleta e 50m costas), Nathalia Lima (ginástica rítmica), Ryan Lucena (atletismo), Thamires Santos (atletismo), Emanoel Santos (judô) e Victor Hugo (judô).
Além das competições, os alunos/atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será 'Igualdade de Gêneros'. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.
MAIS PERNAMBUCO – Além dos atletas e treinadores, Pernambuco vai contar com mais dois grandes nomes em Fortaleza. Isso porque a armadora central do Metodista e da Seleção Brasileira de Handebol, Deborah Hannah, e a nadadora Joanna Maranhão serão algumas das embaixadoras dos Jogos. Elas foram escolhidas junto a outros dez grandes nomes do esporte brasileiro para levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os outros embaixadores são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Luiz Henrique Dias dos Santos (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Bueres (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (luta), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).
NÚMEROS DOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE
26 estados mais o Distrito Federal-3.800 competidores de todo o Brasil-13 modalidades-10 dias de jogos
20 hotéis receberão as delegações-350 voluntários de 12 estados diferentes-70 militares das Forças Armadas do Brasil serão os responsáveis pelo transporte do evento
1.000 mudas de árvores serão plantadas durante o evento para neutralizar o carbono emitido nos Jogos
NÚMEROS DA DELEGAÇÃO PERNAMBUCANA
157 competidores de Pernambuco-20 treinadores de Pernambuco-1 médico-1 fisioterapeuta-1 chefe de delegação-3 oficiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário