GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 2 de agosto de 2015

PERNAMBUCANOS NOS JOGOS DA JUVENTUDE

Em final de semana histórico, JEPs definem representantes pernambucanos que irão disputar os Jogos da Juventude

Estão definidos os estudantes pernambucanos que vão disputar as modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude. A delegação pernambucana foi fechada neste final de semana, quando mais de 1,3 mil alunos das redes pública e estadual de ensino de todo o Estado estiveram no Recife para disputar a fase final dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) e garantir vaga na etapa nacional. Foram disputas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.
Com estudantes de vários municípios em busca da tão sonhada medalha de ouro, o que se viu no Recife foi uma disputa dificílima na pista, na piscina, na rua, no tatame, no tabuleiro, na quadra e na mesa. Foram vitórias impressionantes, de atletas conhecidos no meio esportivo, como Janaína Rodrigues e Thiago Caffe, do atletismo, e Léo Santana, no judô, que inclusive estarão na primeira turma do Programa Ganhe o Esportivo, até concorrentes desconhecidos, como a delegação indígena do povo Pankararu, que voltou para Floresta com cinco medalhas no atletismo.
“Foi uma grande festa do esporte pernambucano. Conseguimos transformar o final de semana desses estudantes em um evento inesquecível. É um resgate de uma competição importantíssima para esses garotos e garotas. Daqui sairão os futuros atletas olímpicos”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
Por falar de atletas olímpicos, quem fez questão de participar da festa foi a saltadora Keila Costa, que já está com vaga garantida para a sua quarta Olimpíada, no Rio, em 2016, e acabou de conquistar a prata no Pan-Americano de Toronto, no Canadá. Ela foi acompanhar de perto o sobrinho, Alessandro Costa, que conquistou a medalha de bronze no salto em distância.
“Eu nunca vi um evento tão organizado aqui no Recife como estou vendo este. Estão de parabéns. Daqui sairão grandes nomes para Pernambuco. Tomara que um deles seja meu sobrinho. Já começou bem, hein?”, afirmou, sorrindo.
Outro medalhista de prata no Pan que também foi ao Santos Dumont para acompanhar de perto os Jogos foi João Rafael, do vôlei. “O que esses alunos estão vivenciando aqui é espetacular. Todo o tratamento que está sendo dado, a estadia em hotel, a alimentação, a qualidade da competição. Isso faz uma diferença enorme”, afirmou o atleta, que realizou a entrega da premiação de vários campeões do atletismo.
Professores e atletas saíram satisfeitos com a competição, que extrapolou o local das disputas para algo a mais. “Tive a oportunidade de dividir o quarto com uma enxadrista de Palmares e o que poderia ser uma rivalidade, virou uma boa amizade. Volto para Petrolina com muito mais amigos do que cheguei aqui”, afirmou a enxadrista Emanuely Castro. “Viemos pela competição, mas este social está acima de qualquer coisa. É muito mais importante’, completou o técnico da garota, Emídio Santana.
Após a realização das modalidades individuais, agora é a hora de definir quem representará o Estado nos esportes coletivos, sendo eles vôlei, futsal, handebol e basquete. A fase final dos JEPs na categoria mirim será realizada a partir desta terça-feira (04) até o dia 14, em Arcoverde. As finais do infantil serão em outubro, em Caruaru. Os Jogos da Juventude Mirim serão em Fortaleza, entre os dias 3 e 12 de setembro. O infantil será em Londrina, entre 12 e 21 de novembro.
 Índio gosta mesmo é de medalha
Eles chegaram ao Centro Esportivo Santos Dumont de cocar na cabeça e chamaram logo a atenção dos outros participantes dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). O grupo era pequeno, apenas 11 estudantes e dois professores. Tímidos, mal falavam. Não eram vistos como favoritos a medalhas. Mas a força da delegação do povo Pankararu, de Floresta, surpreendeu a todos. Foram três medalhas de ouro e quatro de bronze. A melhor marca da Escola Pankararus, que participa dos JEPs desde 2005 e nunca tinha subido ao lugar mais alto do pódio.
O primeiro a conquistar a medalha de ouro foi Gabriel Gomes, no salto em distância infantil. ele entrou na pista de cocar, como gosta de treinar e disputar competições oficiais, mas precisou tirar, pois de acordo com as regras, não pode utilizar nenhum adereço durante os saltos. “Gostaria muito de ter pulado com o cocar. É minha identificação e meu orgulho, mas tudo bem. Vou fazer o melhor”, afirmou, antes da prova começar.
E ele fez mesmo. Saltou 6,30 logo na primeira tentativa e não viu sua marca ser ultrapassada, ficando com a medalha de ouro. “Essa conquista é muito importante, pois representa todo um povo Pankararu”, afirmou.
Depois dele, conquistaram medalha Gillierby Barbosa (ouro no arremesso de peso e bronze do lançamento de dardo mirim), Gabriela Barros (ouro no salto em altura e bronze no salto em distância mirim), Soraiane Pereira (bronze nos 75m rasos mirim) e Nanicleia Conceição (100m rasos infantil).
“Sinceramente ninguém esperava chegar a tantos pódios. Foi muito bom. Um resultado histórico que nos incentiva a continuar em busca de sonhos ainda maiores”, declarou o técnico Antônio César Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário