Chico Science será o homenageado do Galo da Madrugada de 2016
Com o tema "Galo, Frevo e Manguebeat" o bloco chegará ao seu 39º desfile
Há quase cinquenta anos nasceu um dos responsáveis por transformar a cena musical pernambucana, e este homem será o homenageado do desfile do Galo da Madrugada de 2016. O maior bloco do mundo contará a história do cantor pernambucano Chico Science, que nasceu em 13 de março de 1966. A banda Nação Zumbi e a filha do ícone pernambucano, Lula Lira, irão desfilar no sábado de Zé Pereira.
O tema do 39º desfile do Galo será "Galo, frevo e Manguebeat - Homenagem a Chico Science". Emocionado, o presidente do bloco, Rômulo Meneses, conta que esse tema já vinha sendo discutido, mas a agremiação estava aguardando o momento apropriado para realizar a homenagem. “Vai ser uma grande uma grande junção, o movimento Mangue Beat tem muito em comum com o galo, ambos primam pela população, o galo não possui cordão de isolamento, todos têm o mesmo direito e valorizam a música pernambucana,” falou.
Ainda não há definição de como a homenagem irá ser representada nos carros alegóricos, através de músicas especiais, ou do próprio galo, mas o presidente ressalta que Chico é homenageado desde sempre, todos os trios tocam pelo menos uma canção do músico. ”Praieira faz parte do desfile, é uma música muito forte, um segundo hino do galo da madrugada,” concluiu.
Chico foi um dos principais idealizadores do Movimento Manguebeat, contracultura que surgiu no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop , funk rock e música eletrônica. O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade do Recife. Nação Zumbi, banda que acompanhava Chico se mantém viva, e continua arrastando multidões.
O baixista conhecido como Dengue, não vê a hora de ver o desfile na avenida. “E uma emoção muito grande ter Chico como homenageado, o galo tem muito a ver com ele, principalmente essa mistura multicultural que movimenta o povo,” disse. A única herdeira de Science, Lula Lira, não deu entrevista, mas em conversa com a organização do bloco a moça falou que está feliz com o convite, e salientou que é muito importante o resgate e a preservação da cultura pernambucana; é preciso olhar mais para o que é do povo e vivenciar de fato essa diversidade não só durante o carnaval, mas durante o ano inteiro.
Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário