Joseph Blatter tenta selar a paz entre futebol palestino e israelense
Para Blatter, o futebol deve proporcionar situações de paz e não de conflito
Presidente da Fifa tenta garantir presença de Israel no Congresso de Federações
Acreditando que o futebol pode unir polos e selar a paz, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, reuniu-se nesta terça-feira (19) com o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu para tentar garantir a presença de Israel no Congresso de Federações, a ser realizado no fim deste mês. A participação do rival político, religioso e cultural é contestado por Jibril Rajub, presidente da Federação Palestina de Futebol.
Repetindo discursos opostos que envolvem as relações diplomáticas entre os dois países há tempos, os dois lados não chegaram a um acordo e apelaram ao presidente da Fifa para resolver a situação. Os palestinos acusam os israelenses de práticas discriminatórias e cerceamento da liberdade dos jogadores da Cisjordânia e da Faixa de Gaza., Israel, por sua vez, contesta que os palestinos não podem politizar o futebol.
“Tenho uma mensagem de Netanyahu e transmitirei à parte palestina”, disse Blatter, sugerindo até uma ‘partida pela paz’ entre as seleções de Israel e Palestina. “Estou muito contente de estar aqui. O futebol, como esporte, deve proporcionar situações de paz e não de conflito. O futebol deve conectar, e não dividir as pessoas”, comentou após a reunião na capital Tel Aviv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário