GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

IMPUNIDADE SÓ NO BRASIL

Impunidade só do lado de cá


Há algum tempo, houve denúncias na Internet a respeito do pagamento de propina pela SBM Offshore para obter contratos na Petrobras. O representante da SBM no Brasil, citado na denúncia, disse que as acusações eram "caluniosas" e "difamatórias". A Petrobras investigou o caso. Em fevereiro deste ano, funcionários da empresa viajaram à Holanda, em busca de informações. Em março último, a Petrobras informou que não havia encontrado fatos ou documentos que evidenciassem pagamento de propina a seu pessoal. 
Nos países de Primeiro Mundo o controle da circulação de dinheiro é rígido, originalmente para dificultar o financiamento de organizações terroristas. Mas vai mais longe, para punir empresas que, em outros países, adotem práticas proibidas na matriz, como suborno, propina, etc. 
Por isso a holandesa SBM Offshore, acaba de ser multada em US$ 240 milhões por pagar propinas em três países, o Brasil, a Guiné Equatorial e Angola (segundo a Procuradoria holandesa, os subornos no Brasil alcançaram US$ 139 milhões entre 2007 e 2011). A SBM Offshore, que confirmou os pagamentos e concordou com a multa, opera com plataformas de petróleo. No Brasil, aluga plataformas à Petrobras

Blog do Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário