Com drama e virada no fim, Holanda vence México e avança às quartas de final
Holandeses não repetiram o mesmo futebol da primeira fase, mas no fim das contas conseguiram a classificação
Holandeses superaram o calor e La Tri para chegar a próxima fase da Copa do Mundo
Os 31° C que os termômetros marcavam não faziam jus ao calor que castigava o Castelão. Mesmo protegidos sob a sombra que incidia em grande parte da arquibancada, os torcedores buscavam formas de se refrescar. Os jogadores, porém, não contavam com a mesma sorte. Com o sol brilhando sobre suas cabeças, holandeses e mexicanos tentavam impor suas estratégias, mas era evidente que as condições climáticas eram um obstáculo considerável.
Dona da melhor campanha da fase de grupos, a Holanda não conseguia encaixar seu jogo. Seguindo a estratégia elaborada por Louis Van Gaal, a Orange se posicionava em seu campo defensivo, cedendo a intermediária aos mexicanos. Contudo, não se viam os desarmes que forneceram os mortais contra-ataques até aqui. Era evidente que os europeus sofriam mais com o calor. Acostumados ao clima, os mexicanos passaram a controlar as ações e estiveram perto de ir para o intervalo em vantagem.
Bastou a bola voltar a rolar para o placar fazer justiça ao que os times apresentavam até então. Aproveitando uma sobra na intermediária, Giovanni dos Santos fez uma bela jogada individual antes de acertar um chute preciso da entrada da área e encerrando um jejum de dois anos sem marcar pela seleção mexicana. O gol, porém, mudaria o cenário da partida.
Em vantagem, os mexicanos abdicaram de sua superioridade ofensiva em nome do resultado. E a bola pune. Sem se deixar abater pela marcha do tempo, os holandeses seguiram buscando o empate que veio aos 43 minutos, numa bomba de Sneijder que venceu o inspirado Ochoa. O castigo mexicano não pararia por aí. Aos 49, o árbitro Pedro Proença viu pênalti em Robben, convertido por Huntelaar. O apito final viria em seguida, transformando o sonho mexicano em pesadelo.
Holanda 2
Cillessen; Verhaegh (Depay, aos 11’ do 2º T), Vlaar, De Vrij e Kuyt; De Jong (Martins Indi, aos 9' do 1º T), Wijnaldum, Blind e Sneijder; Robben e Van Persie (Huntelaar, aos 30’ do 2º T). Técnico: Louis Van Gaal.
México 1
Ochoa; Rodriguez, Rafael Marquez e Moreno (Diego Reyes, no intervalo); Aguilar, Salcido, Herrera, Guardado e Layún; Giovanni dos Santos (Aquino, aos 17’ do 2º T) e Peralta (Chicharito Hernandez (29’ do 2º T). Técnico: Miguel Herrera.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza.
Árbitro: Pedro Proença (POR).
Assistentes: Bertino Miranda (POR) e José Trigo (POR).
Gols: Giovanni dos Santos (4’ do 2º T) - MEX / Sneijder (42’ do 2º T) e Huntelaar (48’ do 2º T)
Público: 58.817
Diario de Pernmbuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário