GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 24 de setembro de 2013

SANTA CRUZ - O LIVRO DO PENTA

O penta tricolor imortalizado em livro


                                                   Luciano Veloso, Ramon e Pedro Cruz são personagens

Obra traz a visão de quem esteve dentro de campo nos estaduais entre 1969 e 1973


No ano que antecede o centenário do clube chega às livrarias do Recife uma publicação que relembra a história de uma das maiores conquistas corais. Cem anos em cinco – A saga do pentacampeonato do Santa Cruz traz os bastidores e histórias da campanha tricolor sob a ótica de quem esteve dentro de campo nos estaduais de 1969 até 1973.

A obra foi escrita por Carlos Henrique Meneses, a partir dos depoimentos dos ídolos que participaram do feito: o atacante Ramon, o meia Luciano Veloso, o goleiro Pedro Cruz e o volante Zito. A ideia de registrar os cinco títulos consecutivos do Santa Cruz partiu dos próprios ex-atletas. “Nós entramos em contato com os autores e sugerimos esse livro, pois, em 2013, completa 40 anos do penta”, revelou Pedro Cruz.

Segundo os ídolos corais, a confecção da obra foi rápida. Em apenas dois meses de entrevistas, a publicação já estava pronta. “Difícil foi ser penta, o livro a gente tirou de letra”, brincou Luciano Veloso. Nas páginas que permeiam Cem anos em cinco, além dos textos, o leitor tricolor terá acesso a uma grande quantidade de fotos que estamparam os jornais da época e algumas imagens do acervo pessoal de Ramon.

Entre as histórias mais pitorescas registradas, está a de como Zito ganhou o apelido de “Peito de Pombo”. “Em 1970, vencemos o Santos por 3 a 2, no Arruda, e quando estávamos embarcando para o Rio Grande do Sul, para a partida seguinte, encontramos a delegação santista no avião”, contou Pedro Cruz. “Sentei atrás de Pelé e ele se virou perguntando a mim, quem era aquele Peito de Pombo que não tinha deixado ele jogar. Chamei Zito e disse: o rei está aqui elogiando sua marcação, mas se ele falou está falado. Seu nome agora é peito de pombo”, completou, rindo.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário