SELEÇÃO DO RECIFE BOM DE BOLA SERÁ PROFISSIONALIZADA
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vai profissionalizar a seleção do torneio Recife Bom de Bola, que foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (22) pela Prefeitura da Cidade do Recife.
O Recife Bom de Bola, que contará com 13 mil atletas nas categorias Sub-17, Sub-15, Feminino e Aberto, será disputado por 500 equipes. O ponta pé inicial do torneio será neste domingo (25), no campo do Bueirão, no bairro da Torre, às 15h, quando acontecerá a primeira partida da competição.
A seleção da categoria Sub-17 do Recife Bom de Bola será escolhida por uma comissão formada por ex-jogadores, jornalistas e representantes da Prefeitura do Recife. Esses atletas assinarão o primeiro contrato profissional e serão cedidos aos clubes que disputarão o Campeonato Pernambucano da Série A1, de acordo com a necessidade das equipes.
O salários atletas serão pagos pela FPF. Além do contrato, os jogadores também vão ter acesso a cursos profissionalizantes e de idiomas. “A Federação e a Prefeitura vão arcar com os gastos, tanto de salário quanto do dia-a-dia. Os escolhidos vão ter a oportunidade de seguir na carreira”, declarou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.
A iniciativa, apoiada pela Federação, visa a profissionalização e o melhor aproveitamento de jovens promessas do futebol pernambucano nas equipes profissionais do Estado.
“Vamos revelar pelo menos 11 jogadores por ano. Criaremos cada vez mais opções para fortalecer o futebol pernambucano e não depender de compra de atletas de times de outras regiões”, afirmou o presidente da FPF.
O programa foi anunciado à Imprensa, em coletiva na tarde desta quinta, pelo secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, com a participação do diretor de Competições da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Murilo Falcão.
“Sempre achamos que a Copa do Mundo deveria chegar à periferia. Vamos mostrar que o futebol não acontece só na Arena, e sim na cidade inteira. Queremos construir um legado esportivo para a Copa, com a ampliação de programas que atendam diretamente a população”, afirma Braga.
Torneio – Evolução natural de iniciativas anteriores como o “Peladão Alto Astral” e o “Futebol Participativo”, o Recife Bom de Bola inclui a realização do maior campeonato de futebol de várzea do mundo, que começa neste domingo. São mais de 500 equipes e 13 mil atletas de todas as RPAs, distribuídos nas categorias Aberto Masculino, Aberto Feminino, Sub-15 e Sub-17 Masculino.
A bola rola até o dia 15 de dezembro, em 30 campos, e o torneio é disputado em duas fases. Na 1ª, até o final de outubro, são realizados os campeonatos regionais, onde se enfrentam equipes da mesma RPA. Na 2ª, de novembro a dezembro, há o cruzamento entre os melhores de cada região, determinando o campeão geral. Em ambas as fases, serão premiados os campeões, vices, artilheiros e goleiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário