Esperando público menor, PE reduz transportes para Uruguai e Taiti
Secopa faz balanço do segundo jogo na Arena Pernambuco (Foto: Lucas Liausu)
Secretário extraordinário da Copa de Pernambuco, Ricardo Leitão, explica que ônibus expressos da UFPE não estarão disponíveis neste domingo
Esperando um público bem inferior na próxima partida entre Uruguai e Taiti, às 16h deste domingo, na Arena Pernambuco, o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco (Secopa), Ricardo Leitão, afirmou que o sistema de transporte será reduzido. De acordo com ele, haverá uma repetição das ações adotadas no primeiro jogo entre Espanha e Uruguai e que foi marcada por muito transtorno.
- Por esperarmos no máximo 25 mil e pelo fato de o jogo ser num domingo e no meio de um feriadão, achamos melhor usar apenas o estacionamento do Parqtel, onde ainda há muitas vagas disponíveis.
Na partida entre Itália e Japão, realizada na última quarta-feira, os problemas foram amenizados porque além de correções estruturais na estação do Metrô Cosme e Damião e na sincronia entre os ônibus e os trens, a Secopa criou mais um sistema ao adotar ônibus expressos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) até a Arena.
No entanto, para a última partida em Pernambuco, os ônibus não estarão disponíveis. Além de esperar um público menor, outra justificativa utilizada pelo secretário para cancelar o serviço foi o fato de ter que mobilizar muitos veículos, seguranças e voluntários para o estacionamento da UFPE.
- Tivemos que mobilizar 120 ônibus para a área e seguranças e voluntários para tomar conta do ponto de embarque. O nosso contingente não é elástico. É o mesmo que foi formado para toda Copa das Confederações e avaliamos que para domingo não iremos ter a necessidade por conta do público menor.
Apesar de estar dando um passo atrás para o próximo jogo, o secretário Ricardo Leitão garantiu que esquema montado utilizando o estacionamento de UFPE foi aprovado e que ele pode ser implantado para a Copa do Mundo, no próximo ano.
- O teste foi feito e aprovado, mas isso não significa que tenhamos que repetir a mesma estrutura sem necessidade. Não vamos descartar a possibilidade de usar a UFPE ou a Ceasa e o Parque de Exposição do Cordeiro caso a gente tenha um grande clássico em 2014 como aconteceu em Espanha e Uruguai.
Com isso, os torcedores que quisessem ir para a Arena Pernambuco voltam a ter duas opções. Uma delas será saindo de três shoppings na cidade e pegando ônibus integrados com o metrô. A segunda será ir de carro até o estacionamento do Parquel e de lá pegar um ônibus até o local do jogo.
Avaliação positiva pela Secopa
Sobre o funcionamento de uma maneira geral da Arena Pernambuco na última quarta-feira, Leitão se mostrou bastante satisfeito, mas evitou dar nota como fez após o primeiro jogo. No entanto, quando um dos jornalistas falou que agora sim a avaliação teria uma nota 8, ele discordou dizendo que merecia mais.
- Vimos a experiência deste último jogo como bastante positiva e para um público que superou as nossas expectativas. O escoamento total da Arena Pernambuco foi feito em uma hora e dez minutos e o sistema de operação de segurança foi encerrado às 23h30. A Fifa instalou mais caixas nos bares e também resolveu esse problema
Secretário tranquilo quanto a possíveis protestos no domingo
A entrevista coletiva de Ricardo Leitão serviu ainda para que ele falasse de uma remota possiblidade de acontecerem protestos ao redor da Arena Pernambuco no próximo domingo, assim como aconteceu em Fortaleza antes do jogo do Brasil.
- Temos planos de contingência prontos para qualquer protesto, já que eles podem acontecer em qualquer cidade de grande porte e em qualquer momento. Recife tem os planos necessários para responder com responsabilidade a ocorrência de qualquer ato.
GLOBOESPORTE.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário