30 de junho
O tetra da Copa das Confederações pode vir no mesmo dia do penta mundial no Japão
Rio de Janeiro - Luiz Felipe Scolari não é um homem de fé à toa. Em 6 de junho deste ano, o treinador aproveitou a manhã de folga da Seleção Brasileira, em Goiânia, para ir ao Santuário do Pai Eterno, em Trindade, agradecer uma graça obtida há 11 anos e suplicar por outra bênção: o título da Copa das Confederações. Talvez, o visionário tenha notado uma coincidência espiritual no calendário. A decisão do tetra contra a Espanha, amanhã, às 19h, no Maracanã, será na mesma data da conquista do penta em 2002 - 30 de junho. Naquele dia, a primeira geração da Família Scolari, liderada por Rivaldo e Ronaldo, entrou definitivamente para a história ao derrotar a Alemanha por 2 a 0, em Yokohama, no Japão. Na data do aniversário da quinta estrela, a missão de Neymar & Cia é provar que a data é um talismã verde-amarelo.Coordenador técnico da Seleção Brasileira em 2002, Antônio Lopes tomou um susto ao saber da coincidência. “Isso é tremendo, rapaz. Queira Deus que dê tudo certo novamente como foi em 2002”, disse ontem à reportagem. Tão religioso quanto o amigo Felipão, Antônio Lopes brincou. “Todo treinador é supersticioso e ele não foge à regra. Se ele tiver notado isso, certamente usará a favor dele na preleção antes da partida contra a Espanha”, disse com a autoridade de quem conviveu com Felipão por quase dois meses na caminhada do penta.
Antônio Lopes lembra que, em 29 de junho de 2002, o técnico da Seleção Brasileira escancarou o papel de motivador. “Ele fez de tudo, passou vídeo da Alemanha, imagens dos familiares dos jogadores e colocou até recadinho debaixo da porta para que eles vissem assim que acordassem”, lembra o hoje diretor técnico do Atlético Paranaense.
Um dos bilhetes era a frase do poeta alemão Christian Morgenstern. “Se não quiseres conquistar de novo o mundo a cada dia, hás de perdê-lo cada dia mais”. Segundo Antonio Lopes, sobrou até para um bicho. “Na preleção, ele colocou uma tela falando do tatu. Foi superengraçado”, riu. O slide dizia: “O tatu tá gordo? A unha é que sabe! Esta é a resposta das pessoas bem-sucedidas aos que acham que tudo que elas têm caiu do céu. Se o tatu está gordinho e cevado, foi às custas do trabalho duro com as unhas”, contou. “São exemplos como esse que me fazem acreditar que o Felipão vai repetir neste 30 de junho de 2013 o sucesso de 30 de junho de 2002. Torço e sempre torci por ele. Vai dar certo”, despediu-se Antônio Lopes.
Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário