Arena Pernambuco deve chegar aos 85% de conclusão em dezembro
Obra do estádio pernambucano é a que mais avançou nos últimos meses no Brasil
A Arena Pernambuco viveu no limite o ano inteiro. A meta de fazer parte da Copa das Confederações esteve ameaçada até novembro quando, enfim, veio a confirmação do estado como cidade-sede. Para isso, foi preciso correr. Sob forte pressão, o consórcio Odebrecht teve que colocar em ação um plano de aceleração das obras. O contingente de trabalhadores foi incrementado. Mais máquinas foram trazidas. E o resultado foi tornando-se aparente, com o visível crescimento do novo estádio, às margens da BR-408, em São Lourenço da Mata.
Os números tornam o crescimento ainda mais evidente. E surpreendente. Em janeiro, o percentual de avanço físico da arena era de 28%, após 17 meses de trabalho. Em novembro, a obra chegou a 77% de conclusão. A previsão - embora a Odebrecht não confirme - é de que termine 2012 com 85%. Ou seja, em 12 meses, houve um avanço de 57%. “Todo esse crescimento é fruto do plano de aceleração que implantamos no fim do ano passado, que deu certo. Fizemos um esforço sobrenatural e antecipamos a entrega da obra em dez meses”, afirma Bruno Dourado, diretor de contratos da Odebrecht.
Com o anel inferior da arquibancada pronto desde outubro, em dezembro o superior se aproxima da conclusão. O último setor a receber os pré-moldados será o norte, único em aberto no momento. A previsão de finalização desta parte da obra é a primeira quinzena de janeiro. Todas as peças, inclusive, já estão prontas, por isso a fábrica de pré-moldados que havia no canteiro foi desativada.
E com as arquibancadas prontas, em breve, a arena deverá ganhar as primeiras cadeiras. A previsão para que o material comece a ser instalado é na metade de janeiro. Mas o processo de instalação já começou. Cerca de 20 furos para a colocação do parafuso de fixação dos assentos foram feitos. As cadeiras vêm de São Paulo e são do mesmo modelo utilizado no estádio Olímpico de Berlim.
Outra parte que avança com rapidez e se aproxima conclusão é a cobertura do estádio. Atualmente, 67% da arena está coberta. Deve chegar aos 100% na primeira quinzena de fevereiro. Com a proximidade da conclusão da arquibancada e da cobertura, a parte que corresponde ao campo de jogo, antes lotada de material, começa a ficar livre. Hoje, restam algumas peças de pré-moldados, parte da estrutura metálica e maquinário.
Tão logo a parte central da arena fique totalmente livre, o gramado será instalado. Esta é uma das últimas fases da obra, prevista apenas para a segunda quinzena de fevereiro. A grama que será implantanda na Arena Pernambuco foi plantada num terreno no CT Wilson Campos. Será do tipo bermuda celebration, oficial da Fifa.
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário