GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SANTA CRUZ - SÓ DEPENDE DELE


A matemática da classificação

Vitória no último jogo garante vaga ao Santa, mas o Tricolor poderá seguir adiante com empate ou até derrota



Em 1999, na última rodada da Série B, o Santa Cruz precisava vencer o Sampaio Corrêa no Castelão, em São Luís, para se classificar às quartas de final. Até ali, os corais não haviam vencido ninguém fora do Arruda. Na hora H, tendo o volante Batata como herói, o Tricolor venceu por 2 a 1 e arrancou para um acesso histórico. Treze anos depois, um script semelhante surge para o bicampeão estadual. Em uma conturbada campanha na Série C, o Santa Cruz chega a última rodada ainda no G4, mas com a difícil missão de ter que vencer longe do Mundão para não depender de ninguém na briga pela vaga. Até agora, nenhuma vitória tricolor como visitante. No próximo domingo, a Operação Marabá, contra o Águia.

No acanhado estádio Zinho de Oliveira, a 2.728 quilômetros do Recife, o Santa Cruz terá a volta de Zé Teodoro à área técnica no duelo agendado para as 17h (horário do Recife). O time, que vem de uma agônica vitória sobre o Luverdense, no Arruda, poderá acabar até na 3ª posição em caso de triunfo, desde que o Paysandu tropece. Apesar disso, o pensamento no Arruda é o de assegurar a vaga seja qual for a posição na classificação final. Até porque o próximo adversário inspira bastante atenção.

O time paraense foi atropelado ontem pelo Treze, 4 a 0. Desabou para a zona de rebaixamento e também jogará a sua última “cartada”. Matematicamente, o Águia ainda tem uma pequena chance de classificação, mas jogadores e diretoria entendem a permanência como primeiro passo. Talvez o único. O time espera contar com o bom desempenho em seu estádio. No oito jogos desta primeira fase da Terceirona, foram quatro vitórias e quatro empates. Como visitante, não ofereceu tanto perigo. Basta dizer que o próprio Santa Cruz goleou o adversário no primeiro turno por 6 a 1.

Ao mesmo tempo em que o rendimento do Águia preocupa, os pernambucanos terão a seu favor o público reduzido no estádio. As oito partidas em Marabá atraíram apenas 7.773 pagantes, com a média de 963 torcedores. Vencendo, fatura liquidada. Contudo, caso a Cobra Coral siga sem somar três pontos como visitante, ainda existem combinações de resultados (veja no “saiba mais”).

Ainda no calor da última vitória, o auxiliar técnico Sandro Barbosa deixou claro o espírito do Santa Cruz. “Tem que ter coração forte para vir à campo. Assusta ter muitas oportunidades de converter e não conseguir”. Declaração consciente sobre os gols perdidos pelo time, apesar dos dois tentos assinalados por Dênis Marques. No domingo, alguém terá que se candidatar ao posto de “novo” Batata.

Saiba mais

Operação Marabá

Se vencer
Classificado automaticamente, em 4º lugar. Se o Paysandu não vencer, a Cobra Coral ainda terminaria na 3ª posição

Se empatar
Dependeria de um tropeço do Icasa, seja um empate ou uma derrota. Com essa combinação, o Santa ficaria com a 4ª vaga do grupo.

Se perder
Aí, entraria na cota do milagre. Precisaria torcer por derrota do Icasa e por um tropeço do Treze. Nessa situação, ainda que com chance irrisória, Cuiabá, Salgueiro e Águia poderão ultrapassá-lo. Contudo, seria necessário eliminar uma enorme de diferença no salado de gols. Sendo derrotado pelo Águia, o Santa só entraria no G4 com a 4ª posição.


 Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário