Presidentes do Santa Cruz vão ter mandatos de três anos
Nome certo do pleito, Antônio Luiz Neto deve totalizar cinco anos de gestão
Com mais de 96% de aprovação (208 dos 216 eleitores), o estatuto do Santa Cruz teve mudanças importantes para o futuro da gestão do clube. Em pleito realizado das 7h às 17h desta terça-feira, na sede coral, os sócios concordaram em estender os novos mandatos à presidência do Executivo de dois para três anos, criar o Conselho de Administração e permitir outras alterações de menor dimensão. As propostas tinham sido aprovadas pelo Conselho Deliberativo em reunião no dia 12 de julho de 2011.
Antônio Luiz Neto, candidato tido como certo à reeleição, vai poder gerir o clube por um tempo total de cinco anos - os dois, encerrados no fim do ano, e mais três, caso vença o pleito. Se outro nome vencer a disputa, vai passar a ter o direito de concorrer a uma reeleição, totalizando seis anos de mandato. As eleições para o Executivo do Santa Cruz já têm data marcada: dia 7 de dezembro.
Outra medida importante é a criação do Conselho de Administração. "Ele passa a fazer parte da direção. O antigo Conselho Consultivo dava opinião, mas o presidente aprovava ou não. Não tinha finalidade alguma e foi extinto. Agora, o de Administração vai ter participação ativa", explicou o desembargador Bartolomeu Bueno, presidente de honra do Conselho Deliberativo.
Gestão
O novo organograma obedece o seguinte escalação: Conselho Deliberativo - Poder Executivo - Conselho de Administração - Comissão Patrimonial - Conselho Fiscal. O presidente e o vice-presidente do Executivo serão automaticamente presidente e vice do Conselho de Administração. Outros sete membros serão indicados pelo Executivo e aguardarão aprovação do Deliberativo - depois, não podem ser afastados pelo Executivo - para compor a unidade.
"O Conselho vai ter uma série de poderes, inclusive o de vetar alguma ação do presidente, como um contrato que comprometa a gestão futura ou a alienação de bens", afirmou Bartolomeu Bueno. Quatro membros (à exceção do presidente e do vice do Executivo), através de uma eleição interna, vão ser mantidos para a próxima gestão, visando a continuidade dos projetos.
Apesar de a vitória de Antônio Luiz Neto ser encarada como "favas contadas", embora o atual presidente não tenha se pronunciado oficialmente, os sócios, dentro dos critérios pré-estabelecidos, podem se candidatar. "O objetivo é unir o Santa Cruz. A fase não comporta divisão. Ainda que existam divergências internas, precisamos buscar o máximo de convergência e manter estabilidade", avaliou Bartolomeu Bueno.
Sócios
Para as eleições do Executivo, um quadro de sócios cadastrados até, no máximo, 6 de dezembro de 2011 está apto a votar, desde que estejam com as mensalidades em dia, podendo pagar, inclusive, no dia da eleição.
Entre outras medidas da reforma do estatuto, estão ações voltadas aos sócios, como a criação de novas categorias e o reconhecimento de união estável como dispositivo legal para efeito de direito do companheiro ser sócio. Confira todas as mudanças no site oficial do Santa Cruz.
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário