Exemplo de "Time Verde"
Nome do clube não é em vão. Luverdese participa de ações de preservação ambiental e a cada partida, cem árvores são plantadas
O verde não está restrito ao nome, ao escudo e ao uniforme do Luverdense, adversário de amanhã do Santa Cruz, pela 8ª rodada da Série C. Também está atrelado às ações de preservação ambiental do clube. A cada partida do time líder do grupo A da competição, cem árvores são plantadas. Desperta a atenção a ideia da iniciativa, intitulada “Time Verde”: neutralizar a emissão de dióxido de carbono na atmosfera gerada durante os jogos.
Segundo estudos de um dos órgãos ambientais mais conceituados do mundo (WBC SD), cada pessoa presente em um evento cultural ou esportivo responde pela emissão de 14 quilos de gás carbônico. Como o Luverdense tem atraído uma média de 2,5 mil torcedores por confronto no estádio Passo das Emas, soma um montante de 35 mil quilos. Cada árvore é capaz de anular 350 quilos de CO2 Razão da escolha da quantidade de cem mudas.
Através de uma parceria com a secretaria ambiental da cidade, mais de mil árvores já foram plantadas em áreas degradadas da cidade, por alunos da rede municipal e agricultores. O estádio Passo das Emas vai dispor do placar “Gol da Natureza”, onde o público pode acompanhar o número atualizado do plantio. Lucas do Rio Verde, distante 350 quilômetros de Cuiabá, tem apenas 45 mil habitantes. Possui um lugar de destaque no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e um time com o título de “primeira equipe a neutralizar a emissão de CO2 em uma partida de futebol”.
Luverdense
Assim como Zé Teodoro, Dado Cavalcanti manteve uma programação de treinos secretos durante a semana. A escalação só vai ser divulgada minutos antes da partida, mas o time não deve sofrer muita alteração. Afinal, vem de uma goleada de 5 a 1 sobre o Águia de Marabá. O goleiro Willian Alves vai seguir com a camisa 1, pois o então titular Fernando Wellington ainda não está plenamente recuperado da contusão na coluna. Eis a provável escalação: Willian Alves; Régis, Anderson, Dão e Raul Prata; Júlio Terceiro, Gilson, Carlos Alberto e Rubinho; Valdir Papel e Tatu.
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário