Reencontro das multidões
Sport e Santa Cruz reeditam decisão do ano passado. Será a 22ª vez que as equipes decidem o título do Pernambucano
JC Online
A grandiosidade do Clássico das Multidões, que mais uma vez definirá o título do Campeonato Pernambucano Coca-Cola, está refletida nos números que compõem a história do futebol estadual. Sport e Santa Cruz se enfrentarão em duas partidas que valem pela final da competição, e esta será a 22ª vez que as equipes se enfrentam decidindo quem levantará a taça. E se os tricolores levaram a melhor no ano passado e buscam o bicampeonato, os rubro-negros querem dar o troco para vencerem a 13ª decisão em cima dos rivais corais.
Alguns fatores diferenciam as equipes da temporada anterior. Em 2011, o primeiro jogo foi na Ilha do Retiro, vencido por 2x0 pelo Santa Cruz. Na volta, no Arruda, o Sport só conseguiu marcar um gol no último minuto, de pênalti, e a vitória por 1x0 não foi suficiente para anular a vantagem adversária dos 90 minutos iniciais. Ainda no ano passado, os tricolores haviam levado a melhor nas duas partidas da primeira fase, com dois triunfos também por 2x0.
Em 2012, a vantagem na final é dos rubro-negros, que terminaram na 1ª colocação da fase classificatória, à frente dos corais, que ficaram em 2º. Como o regulamento do Estadual é um pouco diferente, caso a soma dos placares dê empate, independentemente de gols marcados na casa do adversário, os leoninos levam o seu 40º título. E em termos de retrospecto, o Sport venceu os dois Clássicos das Multidões do ano, um por 3x1, fora, e outro por 2x1, em casa. Na final, o primeiro jogo é no Arruda e o segundo na Ilha do Retiro.
O fato de o duelo da volta ser nos domínios rubro-negros traz um bom tabu a favor dos donos da casa e, ao mesmo tempo, uma boa lembrança para os tricolores se espelharem. Afinal, a última vez que os tricolores venceram uma final na Ilha do Retiro foi em 1987 – coincidentemente, foi também o último bicampeonato coral, algo que os jogadores terão a chance de repetir caso vençam este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário