GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FUTEBOL INTERNACIONAL - CAIU TODO MUNDO


Cúpula do futebol é destituída no Egito

Campeonato Nacional está suspenso por tempo indeterminado após as 74 mortes

Do JC Online

O poder egípcio, questionado após a morte de 74 pessoas na quarta-feira (1º.2) em confrontos entre torcedores de futebol em Port Said, anunciou nesta quinta-feira a destituição dos dirigentes da Federação Egípcia e a demissão do governador da cidade. O primeiro-ministro, Kamal al-Ganzuri, anunciou as medidas em um debate parlamentar muito agitado, enquanto torcedores de futebol se reuniam no Cairo para marchar em direção ao Ministério do Interior como forma de protesto. O Campeonato Nacional está suspenso por tempo indeterminado.
O primeiro-ministro confirmou também a saída dos principais autoridades de segurança de Port Said. Muitas testemunhas acusaram as forças públicas de inoperância e criticaram as falhas no esquema de segurança da partida disputada na quarta-feira.
O presidente da Assembleia, Saad al-Katatni, do movimento Irmandade Muçulmana, primeira força política do país, considerou que “a revolução egípcia enfrenta um grande perigo”. “O massacre de Port Said se deve a uma tremenda negligência dos serviços de segurança”, declarou, sem chegar a pedir a queda do governo.
A violência explodiu na quarta-feira à noite depois que o árbitro apitou o fim da partida na qual o Al-Masry, um clube de Port Said, causou a primeira derrota do Al-Ahly na temporada, 3x1. Nesse momento, centenas de torcedores do Al-Masry invadiram o campo e começaram a lançar pedras e garrafas contra os do Al-Ahly.
No total, 74 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, um registro trágico que tornou esta partida uma das mais mortíferas da história do futebol.
REPERCUSSÃO
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu explicações da Federação Egípcia de Futebol sobre a tragédia que classificou como um “dia negro”. Já a União Europeia pediu uma “investigação independente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário