GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 27 de junho de 2026

QUEIXA-CRIME CONTRA JANONES

Flávio Bolsonaro apresenta queixa-crime contra Janones por injúria

Flávio Bolsonaro e André Janones Fotos: André Borges/EFE e Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Parlamentar teria se referido ao pré-candidato usando termos como "vagabundo" e "ladrão"



O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ingressou nesta quinta-feira (25) com uma queixa-crime contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) no Supremo Tribunal Federal (STF) por cinco postagens dele nas redes sociais contendo injúrias, propósito ofensivo e um discurso recorrente de ódio.

Os advogados do senador apontam as publicações como fatos criminosos, ocorridos entre os meses de março e junho de 2026, com pronunciamentos contendo ofensas gratuitas e expressões ofensivas que fogem do campo da crítica política. O comportamento reiterado de Janones também é apontado como uma conduta para atingir a honra do senador por meio de um discurso padrão de ódio.

 Em verdade, o Querelado (Janones) é contumaz na promoção de conteúdos ofensivos para fins de desgaste reputacional, o que reforça o elemento subjetivo de sua conduta, deixando claro que não se trata do regular exercício do mandato, mas sim da utilização das redes sociais com propósito único de atingir a honra do Querelante (Flávio Bolsonaro) — cita um trecho da ação.

As publicações fazem menção a Flávio como “ladrão”, “vagabundo”, “bandido” e “miliciano”, entre outros termos. A queixa-crime pede a reparação de danos morais, com o valor da causa destinado a uma instituição de caridade.

Janones tem colecionado derrotas em ações protocoladas pelo PL na Justiça. No TSE, Janones foi condenado por unanimidade também nesta quinta-feira (25) por acusações falsas graves. Os ministros acompanharam o voto do relator André Mendonça.

Ao analisar o caso, o ministro concluiu que Janones foi além da crítica política e passou a divulgar acusações criminais falsas sem qualquer comprovação. Mendonça já havia solicitado a retirada da postagem falsa do deputado contra Flávio Bolsonaro.

Kleber Pizão

O FAMOSO ME ENGANA QUE EU GOSTO

Pai de Vorcaro pede liberdade a Mendonça: ‘Sou do Reino de Deus’

Henrique Vorcaro Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal



Henrique escreveu uma carta direcionada ao ministro do STF



O empresário Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro, enviou uma carta ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a revogação de sua prisão preventiva. No documento, ele afirma ser vítima de injustiça, nega envolvimento com organização criminosa e faz um apelo religioso ao magistrado.

Não sou bandido. Não sou máfia. Não sou desonesto. Não pratico atos ilícitos. Faço parte do Reino de Deus, de Jesus Cristo, e não de qualquer organização criminosa — escreveu.

Vorcaro, pai do ex-dono do Banco Master, escreveu a mensagem em 19 de junho, quando completava 34 dias preso. O empresário declarou atuar há 45 anos no mercado imobiliário e sustentou que todo o seu patrimônio foi construído de forma lícita, por meio de contratos reais.

— Peço que revogue esta prisão o mais rapidamente possível, em nome de Jesus. Estou preso há 34 dias. Preciso sair. Não posso continuar vivendo essa injustiça — disse.

A Polícia Federal investiga o empresário por suspeita de ligação com um grupo que pratica lavagem de dinheiro e crimes financeiros. A investigação aponta mensagens interceptadas e movimentações bancárias suspeitas na relação de Vorcaro com outras pessoas investigadas.

Na correspondência, ele rebateu as conclusões da PF, afirmando que os repasses questionados têm origem em negócios imobiliários legítimos. Vorcaro declarou possuir documentos que comprovam sua inocência e criticou o fato de não ter sido ouvido antes da operação policial.

Além dos argumentos jurídicos, o empresário relatou problemas de saúde e o impacto da prisão em sua família. Ele mencionou cuidar do pai, de 94 anos, destacou seu casamento de 43 anos e pediu que o ministro Mendonça decida com base no que classificou como correto e verdadeiro.

A Primeira Turma do STF manteve, por unanimidade, a prisão preventiva de Vorcaro. Os ministros acompanharam o voto do relator, André Mendonça, que confirmou a presença dos requisitos legais necessários para a continuidade da medida cautelar.

Kleber Pizão 

NAMORADA DO DIRETOR GERAL DA POLÍCIA FEDERAL

ENVOLVIMENTO COM O BANCO MASTER 

Uma reportagem exclusiva do jornalista Oswaldo Eustáquio, publicada na Gazeta do Paraná, afirma que a jornalista Renata Varandas, apresentadora do programa Poder em Foco no SBT News e namorada do diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues, teria recebido valores milionários da Ambipar.
Varandas é sócia do escritório Figueiredo & Velloso Advogados Associados, em Brasília, na área de comunicação e relações governamentais. Segundo a matéria, o vínculo contratual dela com a Ambipar seria a origem desses valores.
A Ambipar, multinacional de serviços ambientais e logística, está sendo investigada pela CVM por suposta manipulação de mercado. Fundos ligados ao Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro, teriam comprado cerca de R$ 754 milhões em ações da empresa entre junho e agosto de 2024, fazendo o preço das ações subir 863% nesse período.
A empresa também possui contratos milionários com o governo “Lula”: R$ 480,9 milhões no total em 2024, incluindo R$ 269,7 milhões apenas com a Funai. A reportagem levanta dúvidas sobre possível conflito de interesses.
Vale registrar que o diretor-geral da PF foi afastado das investigações do Caso Master pelo ministro André Mendonça.
Tudo ainda está em fase de apuração. Não há confirmação de valores exatos pagos individualmente nem qualquer condenação até o momento.

Por Joaquim Ribeiro

TERREMOTO NA VENEZUELA

Quase 50 mil pessoas estão desaparecidas na Venezuela

Buscas por vítimas de terremotos em Catia La Mar, na Venezuela (FEDERICO PARRA / AFP)

O país declarou estado de emergência, acompanhado de medidas de evacuação e suspensão de serviços essenciais


Há quase 50 mil pessoas desaparecidas na Venezuela e os hospitais estão à beira do colapso com quase três mil feridos. O grau de destruição é muito elevado em algumas cidades do país, com a preocupação centrada em La Guaira, onde 70 mil pessoas foram afetadas pelo duplo terremoto. O número de mortos registrados já chegou a 589, anunciaram as autoridades do país.

O país declarou estado de emergência, acompanhado de medidas de evacuação e suspensão de serviços essenciais. Segundo agências de notícias, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil confirmou a morte de dois brasileiros.

A presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, visitou hoje a cidade de Macuto, no estado de La Guaira, a zona mais atingida pelos abalos sísmicos, para supervisionar as operações de busca e resgate, anunciando a chegada para breve de ajuda internacional.

"Solicitamos assistência internacional, e o apoio dos nossos países irmãos começará a chegar nas próximas horas. Os nossos melhores votos, todas as nossas esperanças e orações estão com o povo venezuelano", disse Rodríguez.

A tragédia gerou uma resposta humanitária internacional de larga escala, coordenada pelas Nações Unidas. O chefe do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, afirmou que a ajuda humanitária à Venezuela requer um esforço em massa e coletivo dos outros países e as Nações Unidas liberaram 15 milhões de dólares de fundo de emergência à Venezuela.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou profundo pesar “pela trágica perda de vidas” e reafirmou o compromisso total da organização com os venezuelanos em meio ao cenário de destruição generalizada em Caracas e nos estados de Miranda, Carabobo, Yaracuy e La Guaira. Guterres disse que o sistema da ONU se mobilizou de forma urgente para trabalhar lado a lado com o Governo da Venezuela e os parceiros locais.

O Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, declarou que a busca e o salvamento são a prioridade máxima. Atualmente, 25 equipes de resposta rápida estão sendo enviadas para o terreno, movimentando cerca de mil profissionais de resgate de vários países. O Brasil, a União Europeia e os Estados Unidos também já enviaram equipes de resgate e ajuda humanitária ao país.

Isabel Alvarez


NOVO TERREMOTO

Venezuela tem novo terremoto e número de mortos chega a 920

Integrantes da Polícia Nacional Bolivariana carregam uma maca sobre os escombros de prédios danificados em Catia La Mar, na Venezuela (Federico Parra/AFP)

O tremor teve como epicentro uma região localizada a 54 quilômetros de El Limón, no estado de Aragua, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).


O tremor teve como epicentro uma região localizada a 54 quilômetros de El Limón, no estado de Aragua, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo, embora mais fraco, pode abalar ainda mais as estruturas já danificadas pelos terremotos de quarta.

Em sua conta no X, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que o número de mortos chegou a 920, com 3.360 pessoas feridas.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que recebeu uma ligação do presidente dos EUA, Donald Trump, e do secretário de Estado americano, Marco Rubio, na qual eles reafirmaram o apoio do governo dos Estados Unidos neste momento difícil para o país.

"Eles reafirmaram seu compromisso em apoiar os esforços de resposta com o envio de equipes de resgate e equipamentos especializados, bem como em fornecer apoio para abrigos temporários e ajuda humanitária às famílias afetadas", disse a presidente interina também no X.

Rodríguez também publicou uma mensagem na qual o presidente da China, Xi Jinping, oferece ajuda para resgate e reconstrução do país após a catástrofe.

Estadão Conteúdo

NÁUTICO - ADVERSÁRIO EM CRISE

Adversário do Náutico, Goiás passa por momento de forte pressão e troca de técnico

Elenco do Goiás, próximo adversário do Náutico na Série B (Divulgação / Goiás)

O treinador Daniel Paulista deixou o clube esmeraldino antes do duelo contra o Náutico


Se o Náutico vive momento de oscilação e busca retomar o caminho das vitórias na Série B, a situação ainda mais negativa ocorre com o seu próximo adversário. O Goiás chega para encarar o Timbu, neste domingo (28), às 18h30, em momento de forte pressão e troca no comando técnico.

Após sequência de quatro jogos sem vitória, incluindo duas derrotas elásticas em casa, o técnico Daniel Paulista deixou o clube esmeraldino. Para substituí-lo, o Goiás agiu rápido no mercado e anunciou Mozart Santos, ex-Ceará.

O novo comandante, porém, iniciará o seu trabalho apenas na próxima semana e não viaja ao Recife para o duelo no estádio Esportes da Sorte Aflitos. Os visitantes serão comandados pelo auxiliar da casa, Leandro Campos, contra o Timbu.

Antes da sequência negativa que custou o cargo de Daniel Paulista, o Goiás já vinha convivendo com oscilações na Série B do Campeonato Brasileiro. Desde o início da competição, o Esmeraldino não conseguiu traduzir em resultados o alto investimento para brigar nas primeiras posições.

Sem engrenar, o Goiás ocupa atualmente apenas a 12ª posição na tabela da Série B, com 18 pontos conquistados. A equipe enxerga no confronto contra o Náutico, válido pela 15ª rodada, uma chance de mudar a chave na reta final do primeiro turno e voltar a vencer após mais de um mês de jejum.

Caio Antunes

IRONIA DO DESTINO PETISTA

Deputada do PT agredida por segurança de Janja no RN


A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) teria sido agredida por um dos seguranças da primeira-dama Janja da Silva durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta sexta-feira (26), na Arena das Dunas, em Natal. A informação foi divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, durante o programa Jornal das 6, da 96 FM.

Segundo o jornalista, após o episódio a parlamentar recebeu atendimento médico na própria Arena das Dunas e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital do Coração. Até o momento, Divaneide Basílio não se pronunciou publicamente sobre o caso, e não há registro de boletim de ocorrência.

A primeira-dama Janja da Silva e sua equipe de segurança também não haviam se manifestado sobre o episódio até a publicação desta matéria.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Rayan vive sonho na Copa 2026 e projeta duelo do Brasil contra o Japão: "Matar ou morrer"

Rayan, atacante da seleção brasileira na Copa do Mundo 2026 (Nelson Terme / CBF)

Atacante de 19 anos falou sobre a emoção de disputar o primeiro Mundial e a expectativa para enfrentar os japoneses


Aos 19 anos, Rayan vive a maior experiência da carreira. Escolhido por Carlo Ancelotti para substituir o lesionado Raphinha na vitória sobre a Escócia, o atacante do Brasil falou nesta sexta-feira (26), em Nova Jersey, sobre a emoção de disputar sua primeira Copa do Mundo e a expectativa para o confronto decisivo diante do Japão, pelos 16 avos de final do torneio.

Agora, o cenário é diferente. Se na fase de grupos ainda havia margem para recuperação, o mata-mata não permite erros. Rayan reconhece a dificuldade do confronto diante dos japoneses na próxima fase.

“A gente sabe que na fase de grupos qualquer erro pode consertar, mas agora é matar ou morrer. O Japão é qualificado, mas temos um grupo incrível. O Vini ajuda a gente bastante aqui. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas vamos trabalhar para fazer nosso melhor e sair com a vitória”, afirmou.

Questionado sobre qual seria o jogador mais perigoso da equipe japonesa, o atacante arrancou risos dos jornalistas ao admitir que ainda está estudando o adversário.

“Rapaz... Não sei qual é o jogador mais perigoso deles não, só olhando nos vídeos mesmo. É trabalhar durante a semana para sair com a vitória”, respondeu.

Sonho de criança

Sexto jogador mais jovem a defender a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, o atacante não escondeu o sentimento de realização ao lembrar a trajetória até chegar ao principal palco do futebol mundial.

“É dos sonhos que a gente não sabe se vai viver de verdade. A gente trabalha muito, quando é criança, para viver esse momento. Quando entrei pela primeira vez no Vasco também teve esse sentimento de orgulho. E estrear pela seleção também é um sentimento de muito orgulho, porque é um sonho de criança”, afirmou.

Criado na Barreira do Vasco, Rio de Janeiro, bairro onde fica o estádio de São Januário, Rayan é uma grandes revelações recentes do Vasco da Gama. Agora brilha na Premier League como destaque do Bournemouth. 

Titular na última partida da fase de grupos, o camisa 26 destacou que procurou transformar a ansiedade em naturalidade ao entrar em campo pela primeira vez em uma Copa.

“Estou vivendo um sonho de estar aqui na Copa, 19 anos de idade. Entrei olhando para o estádio, relembrando os momentos que já passei. Estar jogando uma Copa pela primeira vez como titular... A gente sabe do sofrimento que passou atrás. É sentimento de muito orgulho estar aqui. Entrar ali no campo e ser o mais natural possível para que as coisas fluam naturalmente”, disse.

Confiança de Ancelotti

O jovem atacante também comentou a confiança recebida de Carlo Ancelotti. Para ele, a oportunidade surgiu como consequência do trabalho realizado nos treinamentos e da dedicação demonstrada desde as primeiras convocações.

“Acho que é o dia a dia. O trabalho que a gente faz aqui dentro nos treinos e fora dos treinamentos. A gente sabe que o Ancelotti olha muito para isso também. Nessas duas convocações dei meu máximo aqui, dei meu melhor. Ele deu essa oportunidade para mim e acho que agarrei bem”, destacou.

 Próximo jogo da Seleção

O Brasil estreia nos 16 avos de final da Copa do Mundo contra o Japão. A partida acontece na próxima segunda-feira, dia 29, às 14h, em Houston, nos Estados Unidos.

Gabriel Farias

POLITICAGEM E POLITIQUEIROS

Em palanque com deputados do PT, Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para setor rural

Da esquerda para a direita, Antônio Moraes (PSD), Joaquim Lira (PV), a governadora Raquel Lyra (PSD), a presidente da Fetape Cícera Nunes, Doriel Barros (PT) e João Paulo Lima (PT). (Foto: Yacy Ribeiro/Secom)

Ato liderado por Raquel Lyra reuniu movimentos sociais e parlamentares do PT em meio às costuras para o cenário eleitoral do estado


A composição do palanque da governadora e pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), no anúncio de ações para a agricultura familiar nesta sexta-feira (26) sinalizou um aceno direto aos setores da esquerda em Pernambuco.

No evento, realizado na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, a gestora dividiu espaço com lideranças de movimentos sociais e com os deputados estaduais petistas João Paulo e Doriel Barros.

Em março, os parlamentares faltaram à reunião estadual da legenda por serem contra a resolução que definia o apoio do partido ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB). Conforme apurado pelo Blog Dantas Barreto na época, eles consideraram que não seria estrategicamente benéfico para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter apenas um palanque no estado.

Em seu discurso na entrega desta sexta-feira, Raquel, mais uma vez, fez menção às viagens a Brasília para conversar com Lula e seus ministros, agradecendo pela parceria administrativa.

Investimento e entregas

Com um aporte de R$ 75,5 milhões, as ações devem beneficiar mais de 22 mil famílias em todas as regiões do estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas, além da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias”, afirmou Raquel Lyra. “Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”.

Do total anunciado, mais de R$ 45 milhões serão destinados à segurança hídrica, contemplando a instalação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área de mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.

De acordo com a gestão estadual, o pacote representa “um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural”.

Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.

O deputado Doriel Barros endossou a relevância das medidas. “Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou.

Também presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou.

Mareu Araújo


COPA DO MUNDO 2026

Espanha elimina Uruguai na 1ª fase; Cabo Verde faz história e se classifica

Espanha eliminou Uruguai (Alfredo ESTRELLA / AFP)

Quem se aproveitou no fiasco do Uruguai foi Cabo Verde, do goleiro Vozinha. Estreante em Copas, a seleção africana segurou o empate por 0 a 0 com a Arábia Saudita e está na 2ª fase


Um jogo tenso, a Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (26), em Guadalajara (MEX), e confirmou a primeira colocação do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. A Fúria fechou a 1ª fase com sete pontos, após o empate na estreia com Cabo Verde por 0 a 0 e a goleada por 4 a 0 sobre a Arábia Saudita.

Já o Uruguai, bicampeão mundial, está fora da Copa. A Celeste somou apenas dois pontos, com os empates diante da Arábia e Cabo Verde. Os uruguaios terminaram a chave em 3º lugar, mas com dois pontos estão fora da disputa entre os oito melhores terceiros.

O gol do jogo foi marcado por Baena, aos 42 minutos do 1º tempo, em chute fraco que o goleiro Muslera aceitou. O experiente arqueiro, que já tinha falhado contra Cabo Verde, sequer voltou para o segundo tempo. Rochet entrou no seu lugar. A eliminação precoce foi, na verdade, reflexo da falta de sintonia entre os jogadores uruguaios e o técnico Marcelo Bielsa.

 

 CABO VERDE

Quem se aproveitou no fiasco do Uruguai foi Cabo Verde, do goleiro Vozinha. Estreante em Copas, a seleção africana segurou o empate por 0 a 0 com a Arábia Saudita e chegou aos três pontos, ficando na segunda colocação. A Arábia fez dois pontos e está fora também.

Os 'Tubarões Azuis' vão enfrentar a atual campeã mundial, a Argentina, nos 16-avos de final, na próxima sexta-feira, em Miami.

Marcos Leandro

COPA DO MUNDO 2026

França goleia Noruega, confirma liderança do Grupo I e Senegal segue vivo na Copa 2026

Ousmane Dembélé, atacante da França na Copa do Mundo 2026 (MAURO PIMENTEL / AFP)

Dembélé marcou três vezes na vitória por 4 a 1 sobre a Noruega, enquanto Senegal fez 5 a 0 no Iraque


A França confirmou o favoritismo, manteve os 100% de aproveitamento e garantiu a liderança do Grupo I da Copa do Mundo de 2026. Nesta sexta-feira (26), os franceses golearam a Noruega por 4 a 1, em Foxborough, nos arredores de Boston, enquanto Senegal fez sua parte ao atropelar o Iraque por 5 a 0 e agora aguarda a definição dos demais grupos para saber se avançará entre os melhores terceiros colocados.

No principal duelo da rodada, que colocava frente a frente duas seleções já classificadas para os 16 avos de final, a França mostrou que não depende exclusivamente de Kylian Mbappé. O grande nome da partida foi Ousmane Dembélé, autor de um hat-trick ainda no primeiro tempo. O atacante marcou aos 7, 20 e 32 minutos, conduzindo os Bleus a mais uma vitória convincente no Mundial.

Thelo Aasgaard chegou a descontar para os noruegueses aos 21 minutos, mas Desiré Doué fechou a goleada nos acréscimos da etapa final.

A Noruega, que optou por poupar algumas peças importantes, incluindo Erling Haaland, terminou a primeira fase na segunda colocação da chave. Mesmo derrotados, os noruegueses avançam ao mata-mata após uma campanha sólida nas duas primeiras rodadas e seguem sonhando com uma campanha histórica no torneio.

Com o resultado, a França encerrou a fase de grupos com nove pontos e campanha perfeita. Agora, os comandados de Didier Deschamps aguardam a definição dos melhores terceiros colocados para conhecer o adversário da próxima terça-feira, nos 16-avos de final.

Senegal 5x0 Iraque

Em Toronto, Senegal fez o que precisava para seguir vivo na Copa do Mundo. Diante do já eliminado Iraque, os africanos dominaram a partida e construíram uma goleada por 5 a 0, liderados por Sadio Mané e companhia.

Habib Diarra abriu o placar logo aos quatro minutos. Na segunda etapa, Ismaïla Sarr ampliou e Pape Gueye marcou duas vezes para transformar a vitória em goleada. Iliman Ndiaye fechou a conta para os Leões de Teranga.

Com o triunfo, Senegal terminou a fase de grupos com três pontos, atrás de França e Noruega, e agora depende dos resultados das demais chaves para confirmar presença entre os oito melhores terceiros colocados do torneio.

Já o Iraque encerrou sua participação sem pontuar. A seleção asiática acumulou derrotas para Noruega, França e Senegal, terminando na lanterna do Grupo I.

Grupo I

França – 9 pontos
Noruega – 6 pontos
Senegal – 3 pontos
Iraque – 0 ponto

AFP

sexta-feira, 26 de junho de 2026

ELEIÇÕES 2026

Alfredo Gaspar lidera com 40% ao Senado em Alagoas, à frente de Lira e Renan

Deputado Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado).


Deputado do PL abre 7 pontos de vantagem, e Arthur Lira registra 33% na disputa por 2ª vaga contra Renan, que tem 31%


 O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL) é o primeiro colocado da disputa por duas vagas de Alagoas no Senado, liderando com 40% das intenções de votos e uma vantagem de sete pontos percentuais à frente do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que registrou 33% da preferência dos eleitores alagoanos. Os números são do cenário estimulado divulgado nesta sexta-feira (26) pela TDL Pesquisa & Marketing.

O senador Renan Calheiros (MDB), que já presidiu o Senado por quatro vezes, aparece com 31% de intenções de voto, em empate técnico com Arthur Lira, pela margem de erro da pesquisa.

O quarto colocado é o ex-deputado estadual Davi Davino Filho (Republicanos-AL), que pontua 17%, na sua segunda tentativa de ser senador, após ficar na segunda posição nas eleições de 2022, com 42,22% dos votos, derrotado por Renan Filho (MDB), eleito com 56,92%.

Empatam com 9% das inteções de voto, a 5ª posição da pesquisa, a senadora Eudócia Caldas (PSDB-AL), e o deputado estadual José Wanderley Neto, o “Dr. Wanderley” (MDB-AL).

Competitividade

O resultado da TDL sinaliza para uma eleição bastante competitiva, com o potencial da aliança entre Lira e Alfredo ameaçando o projeto de reeleição de Renan para o que seria seu quinto mandato. Se as eleições fossem hoje, o cenário atual poderia impedir a possibilidade de o líder do clã Calheiros estender sua hegemonia política de quatro décadas na representação de Alagoas no Senado.

Deputado Arthur Lira discursa durante lançamento de sua pré-candidatura a senador, em Alagoas. (Foto: Reprodução/Assessoria)






A liderança de Alfredo ocorre após sua projeção nacional como opositor ao governo de Lula (PT) e denunciante de criminosos que roubaram bilhões de aposentados e pensionistas, como relator da CPMI do INSS. Mas a TDL sinaliza que seus números atuais sinalizam para uma acomodação do potencial eleitoral de Alfredo, após um impulso forte registrado após o deputado iniciar janeiro tendo até 25% da preferência de voto, até os atuais 40%. O que abriu espaço para Lira crescer e Renan resistir no páreo pela 2ª vaga.

Na pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob o protocolo nº AL-04608/2026, a TDL realizou 1.200 entrevistas presenciais (face a face) com eleitores de 16 anos ou mais em municípios de todas as regiões de Alagoas, entre os dias 20, 21 e 22 de junho de 2026. A margem de erro é de ± 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Davi Soares