GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 22 de junho de 2026

MENINO DE RECADO DE VORCARO

Jaques Wagner era intermediário entre Vorcaro e Lula, diz relatório da PF

Jaques Wagner e Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR


Grupo utilizava o senador para tentar ampliar influência no Planalto 


A Polícia Federal (PF) identificou diálogos no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, que apontam o senador Jaques Wagner (PT-BA) como suposto intermediário para fazer chegar mensagens ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os relatórios da PF, obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, indicam que a cúpula da instituição financeira utilizava o líder do governo no Senado e interlocutores próximos para demonstrar e tentar ampliar sua influência junto ao Palácio do Planalto.

As mensagens que baseiam a investigação foram trocadas em julho de 2024 entre Vorcaro e Fernando Mascarenhas Filho, diretor comercial do Master. Na ocasião, o executivo comemorou a informação de que o mercado via o banco como “próximo ao governo”, comparando a relação à dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

– Única coisa que falaram que somos próximos do governo, igual irmãos batista são. O que é verdade rsrs – disse Mascarenhas.

– Isso aí é marketing pra nós. Manda pro Lula e pra base aliada – respondeu Vorcaro.

– Vou mandar então pra tio Guiga e Jaques – replicou Mascarenhas.

Tio Guiga é apelido do publicitário Guilherme Sodré, apontado pela PF como operador do esquema e aliado histórico do senador.

Segundo os investigadores, o grupo liderado por Vorcaro obteve vantagens e facilidades em pautas regulatórias do sistema bancário e na tramitação de propostas no Congresso, como a ampliação do crédito consignado, por meio da atuação parlamentar de Jaques Wagner.

Em contrapartida, o senador teria recebido benefícios financeiros dissimulados entre 2024 e 2025. O esquema envolveria o repasse de R$ 3,5 milhões a uma empresa familiar e a compra de um apartamento de luxo avaliado em R$ 2,5 milhões.

– Há elementos convergentes segundo os quais, pelo menos entre 2024 e 2025, JAQUES WAGNER recebeu de AUGUSTO FERREIRA LIMA e DANIEL BUENO VORCARO, diretamente ou por familiares próximos, vantagens econômicas diversas, em aparente correlação com sua atividade como senador da República, voltada a favorecer os interesses do Banco Master em pautas parlamentares e em temas regulatórios do sistema bancário – afirma o relatório da PF.

Alvo de mandados de busca e apreensão na nona fase da operação, o senador Jaques Wagner negou as acusações por meio de nota oficial.

– O senador Jaques Wagner reitera que não tem nenhuma relação com Daniel Vorcaro e não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros, que sequer participou e em contexto que sequer sabe qual foi. Não existiu intermediação e não existe relação – diz a nota.

Thamirys Andrade

A DIREITA RETOMANDO O PODER

Vitória da direita na Colômbia amplia virada na América Latina

Apoiadores de Abelardo de la Espriella, novo presidente da Colômbia Foto: EFE/ Ernesto Guzmán




Abelardo de la Espriella venceu o candidato da esquerda Iván Cepeda



Neste domingo (21), o direitista Abelardo de la Espriella venceu o candidato da esquerda Iván Cepeda no segundo turno da eleição presidencial da Colômbia. Com o resultado, a direita amplia sua presença na América Latina e conquista espaço em um dos principais países da região.

A vitória de De la Espriella reforça um movimento político que já levou ao poder líderes de direita como Nayib Bukele, em El Salvador, Javier Milei, na Argentina, e José Antonio Kast, no Chile. O cenário também aumenta o isolamento de governos alinhados à esquerda no continente.

Aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, De la Espriella derrotou Cepeda, que contava com o apoio do atual presidente colombiano, Gustavo Petro. Segundo a apuração preliminar, o direitista recebeu 12.949.162 votos, contra 12.701.546 do adversário.

Leiliane Lopes

CASO BANCO MASTER

Vorcaro deve tentar terceira proposta de delação premiada

Banqueiro Daniel Vorcaro

Ex-banqueiro teve duas propostas recusadas pela PF e PGR


Familiares do ex-banqueiro Daniel Vorcaro iniciaram uma busca por um novo advogado criminalista para assumir sua defesa e tentar viabilizar uma terceira proposta de delação premiada. Segundo pessoas próximas ao empresário, ao menos três escritórios de Brasília foram procurados nos últimos dias com esse objetivo.

A movimentação ocorre após duas tentativas frustradas de acordo de colaboração com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República. As propostas anteriores foram rejeitadas por investigadores, que consideraram insuficientes as informações apresentadas e questionaram a relevância dos fatos relatados. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.

Aliados de Vorcaro afirmam que a possibilidade de retorno ao sistema penitenciário da Papuda aumentou a pressão para que ele avance nas negociações com as autoridades. Atualmente, sua defesa é conduzida pelo advogado Sérgio Leonardo, após mudanças anteriores na equipe jurídica.

De acordo com interlocutores, o ex-dono do Banco Master pretende apresentar uma nova proposta acompanhada de documentos e provas considerados mais consistentes. A expectativa é de que o material seja encaminhado à Polícia Federal nos próximos dias. Apesar disso, investigadores mantêm ceticismo sobre a capacidade de Vorcaro de apresentar informações inéditas que justifiquem a celebração de um acordo de colaboração.

Rodrigo Vilela

VÍDEO VIRALIZADO

Viraliza vídeo de Wagner com recado de Vorcaro a ‘Barbinha’


Peça foi montada com inteligência artificial

 

As redes sociais não perdoaram a batida da Polícia Federal nos endereços do líder de Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) e criaram, com auxilia de inteligência artificial, um diálogo fictício entre Daniel Vorcaro e o senador, que, de acordo com a representação na peça, serve como garoto de recados.

A publicação mostra Wagner com roupas de mensageiro de hotel levando uma carta com recados para o “Barbinha”, endereçado ao “palácio”.

Assista abaixo:

Rodrigo Vilela


O BRASIL DAS FRAUDES ELEITORAIS

Oposição acusa diretoria da Sicoob de fraude em eleição com celulares e contas ‘fantasmas’

Instalações da Sicoob Credicope.

Pelo esquema, cada celular vota por três ou quatro pessoas; PF investiga


A eleição para o Conselho de Administração da cooperativa de crédito Sicoob Credicope, marcada para esta terça-feira (23), virou alvo de grave denúncia de fraude eletrônica.

Em um documento protocolado na Justiça de Conselheiro Pena no dia 18 de passado, o candidato da chapa de oposição, Antônio Henrique Gripp, pede medida urgente ao juiz para barrar ou garantir a lisura do pleito. Segundo a ação, a atual diretoria estaria usando uma nova forma sofisticada de fraudar os votos no aplicativo oficial Sicoob Moob.

O principal testemunho vem de um ex-funcionário da própria cooperativa, que trabalhou cerca de seis anos no setor administrativo. Em duas declarações registradas em cartório (atas notariais de 10 e 15 de junho de 2026), ele descreve como a cooperativa teria montado um esquema com celulares antigos da frota da empresa.

Antônio Henrique Gripp, candidato de oposição.









A denúncia impressiona pela gravidade, de acordo com o relato:

  • Os aparelhos seriam carregados com várias contas de cooperados ao mesmo tempo.
  • Cada celular conseguiria votar por três ou quatro pessoas.
  • Os alvos principais seriam cooperados mais velhos ou com pouca familiaridade com celular, que nunca instalaram o app e nem sabem que estão “votando”.
  • A cooperativa teria cerca de 200 aparelhos nesse esquema, o que poderia gerar centenas de votos falsos em uma única assembleia.

O ex-funcionário disse textualmente: “se bater na porta da casa deles, eles nem sabem que votaram”. E completou: “É o dono do sistema fraudando o sistema”.Números que não batemA denúncia ganha força quando comparada com os números oficiais das assembleias anteriores, registrados pela própria cooperativa na Junta Comercial:

  • Em 18 de novembro de 2025: só 94 pessoas presentes, mas 973 votos computados.
  • Em 25 de março de 2026: só 99 presentes, mas 1.329 votos registrados.

Antes de 2025, quando não havia chapa de oposição forte, o número de votos costumava ser próximo ao de participantes. A partir do momento em que surgiu disputa real pelo poder, os votos explodiram.

Dificuldade para quem quer votar de verdade

Além da fraude eletrônica, a oposição acusa a cooperativa de não divulgar direito a assembleia. Até o dia anterior ao protocolo da ação, várias agências ainda tinham cartazes de eleições antigas, já canceladas ou suspensas pela Justiça. Não havia informação clara sobre a votação de 23 de junho.

A assembleia está marcada como exclusivamente digital, no mesmo sistema que a oposição denuncia como manipulado.

Os fatos foram levados ao Ministério Público. O MP Estadual encaminhou o caso para o Ministério Público Federal, que determinou a abertura de inquérito policial pela Polícia Federal em Governador Valadares. A PF investiga possíveis crimes de fraude, falsidade ideológica e outros.

O candidato da oposição, Antônio Henrique Gripp pede ao juiz que tome medidas urgentes antes de terça (23) para:

  • Garantir que a eleição aconteça de forma segura e auditável;
  • Preservar as provas digitais;
  • Evitar que votos falsos decidam o resultado.

A cooperativa ainda não se manifestou publicamente sobre as acusações, e o que talvez explique a dificuldade do Diário do Poder de obter seus esclarecimentos. Porém, o espaço permanece aberto. A eleição para renovar o Conselho de Administração está mantida para esta terça-feira (23). O caso agora está nas mãos da Justiça e da Polícia Federal.


O DESESPERO DE LULA COM A ELEIÇÃO

Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$18,4 bilhões em emendas

Lula (PT) | Foto: assessoria/divulgação.

O governo Lula (PT) abriu a carteira para bancar emendas de deputados e senadores nas últimas semanas. No total, já foram pagos R$18,4 bilhões em emendas parlamentares, este ano. O dado que mais impressiona é o total distribuído apenas no mês de maio: R$14,1 bilhões, quase 77% de tudo que o governo petista pagou em 2026. Em junho, já são R$605 milhões liberados pelo governo aos parlamentares.

Comparação

Em maio do ano passado, por exemplo, o governo Lula distribuiu pouco mais de R$188 milhões para pagar emendas parlamentares.

Coincidência?

Às vésperas da sabatina de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) o governo reservou R$12 bilhões para as emendas.

Individuais

A maior parte das emendas pagas pelo governo Lula este ano são individuais, que custaram mais de R$13 bilhões até o momento.

Bancada

Outros R$4,5 bilhões dos pagadores de impostos custearam as emendas de bancada do Congresso Nacional, este ano.

Cláudio Humberto

DERROTA DA EXTREMA-ESQUERDA NA COLÔMBIA

Espriella derrota extrema-esquerda e se elege presidente da Colômbia

Abelar de la Espriella, presidente eleito da Colômbia.

Direitista venceu com 12.901.860 de votos, 255 mil a mais que extremista


O candidato de direita à presidência da Colômbia, Abelardo de la Espriella. foi eleito em segundo turno neste domingo (21), segundo anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), derrotando o candidato de extrema-esquerda Ivan Cepeda, apoiado pelo presidente radical Gustavo Petro, amigo de Lula (PT), de notórias ligações aos narcoterroristas das Farc (“Forças Armadas Revolucionárias da Comlômbia”), que se notablizaram por atentados que mataram milhares de cidadãos e centenas de sequestros. 

Abelardo de la Espriella alcançou 12.901.860 votos, contra a 12.646.859 de Cepeda, com 99,45% de las mesas informadas

Ao votar, mais cedo, Petro prometeu solenemente que respeitaria o resultado das urnas, mas ninguém o levou a sério, por ser conhecido mentiroso. Não deu outra: anunciada a vitória de Espriella, Petro já foi divulgando que não respeitaria o resultado das urnas.

Conhecido pela leviandade, Gustavo Petro teve a ousadia de discursar no Central Park, em Nova York,exortando os militares norte-americanos a se rebelarem contra o presidente dos Estados Unidos , Donald Trump. O fato ocorreu no início da atual gestão do republicano. Esse tipo de apelo em geral é considerado crime em qualquer país, com a consequente prisão do criminoso, mas os EUA respeitam a liberdade de expressão, nem ao contrário das ditaduras de esquerda.

Petro tentou se vender como “anti-Trump” e passou a atribuir o favoritismo de Espriella à lorota de suposta interferência dos EUA no processo eleitoral. Seu governo é acusado de estar porbtrás de diversos crimes políticos, incluindo o assassinato do senador e pré-candidato à presidência da Miguel Uribe Turbay, que, aos 39 anos foi vítima de atentado a tiros ocorrido em junho de 2025, durante um comício político em Bogotá.

Veja o momento em que se consolidou a vitória de Espriella:


LONGEVIDADE

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Natural de Moreno e moradora de Jaboatão dos Guararapes, pernambucana Beatriz Ferreira Duarte completa 115 anos de vida neste domingo (21)


Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. "E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele", brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. "Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela", afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. "Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus", lembra. 

"Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar", conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990. 

"Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair", diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que "ninguém fica para semente". Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

"Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção", destaca a filha. 

Marília Parente

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Rebeca Andrade leva o ouro no salto do Pan-Americano do Rio em sua volta às competições

Rebeca Andrade, ginasta brasileira (MeloGym / CBG)

Foi o primeiro título da brasileira no aparelho em um Pan-Americano, apesar de ter sido campeã mundial duas vezes e ter duas medalhas olímpicas


Em seu retorno às competições após um afastamento de 20 meses, Rebeca Andrade conquistou uma medalha de ouro inédita ao vencer o salto do Pan-Americano de ginástica artística neste domingo, no Rio de Janeiro. Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta de 27 anos venceu apertado, com 14.266 na média de seus dois saltos, com 14.433 no primeiro e 13.700 no segundo.

Vice-campeã mundial, a canadense Lia Monica Fontaine conquistou a medalha de prata com 14.249. O bronze ficou com Claire Pease, dos EUA, com 13.916. Nas classificatórias, a brasileira havia registrou 14.533 no primeiro salto, 14.166 no segundo e teve média de 14.459.

Foi o primeiro título de Rebeca Andrade no aparelho em um Pan-Americano, apesar de ter sido campeã mundial duas vezes e ter duas medalhas olímpicas (ouro nos Jogos de Tóquio, em 2021, e prata em Paris-2024) no salto.

Além do topo no pódio individual, Rebeca ajudou o Brasil a se classificar para o Mundial de Roterdã, em outubro, com a conquista da medalha de prata por equipes atrás dos EUA na quinta-feira.

"Consegui voltar no alto nível de novo. Mesmo sem ter feito os meus dois saltos (mais difíceis, é algo que me orgulha bastante. Ter toda essa torcida foi maravilhoso, senti todo esse carinho, senti todo esse calor, aquele friozinho na barriga que fazia um tempo que eu não sentia. Foi demais. Estou muito grata, foi incrível", afirmou a dona de 6 medalhas olímpicas após as classificatórias.

Estadão Conteúdo

COPA DO MUNDO 2026

Bélgica fica no empate com Irã e segue sem vencer na Copa 2026

Romelu Lukaku e Kevin De Bruyne, jogadores da Bélgica na Copa do Mundo 2026, e o técnico Rudi Garcia (Frederic J. Brown / AFP)

Seleção belga disputará uma vaga na próxima fase em um jogo decisivo contra a Nova Zelândia na terceira rodada


Bélgica e Irã empataram em 0 a 0 neste domingo (21), em Los Angeles, em sua segunda partida pelo Grupo G, um resultado que não dissipa as dúvidas sobre o desempenho dos 'Diabos Vermelhos' na Copa do Mundo de 2026.

A seleção do Irã, que teve um gol anulado por um impedimento milimétrico do camisa 9, Mehdi Taremi, em uma jogada de bola parada, disputou a meia hora final com vantagem numérica, após o cartão vermelho direto recebido pelo defensor belga Nathan Ngoy (67').

Com a partida entre Nova Zelândia e Egito, válida pela segunda rodada, ainda a ser disputada neste domingo, a classificação do Grupo G permanece acirrada: Bélgica e Irã somam dois pontos cada, enquanto 'Faraós' e 'Kiwis' têm um ponto.

Assim, a seleção belga segue sem engrenar em um grupo acessível, pelo menos no papel, e disputará uma vaga na próxima fase em um jogo decisivo contra a Nova Zelândia na terceira rodada.

O JOGO

No estádio de Los Angeles, os goleiros Thibaut Courtois e Alireza Beiranvand foram os protagonistas de uma partida movimentada, apesar da ausência de gols.

Os belgas tiveram a vitória nos pés de Lukebakio, que bateu com efeito de fora da área, mas a bola passou a centímetros do travessão.

O Irã também precisará de pelo menos um ponto contra o Egito na próxima sexta-feira para ter alguma chance de chegar à fase de 16-avos de final.

Após ter enfrentado dificuldades com vistos durante os deslocamentos entre o centro de treinamento no México e os jogos nos Estados Unidos, a seleção iraniana espera poder se concentrar no futebol, já que as restrições de viagem foram flexibilizadas para a importante viagem a Seattle.

Pelo segundo jogo consecutivo do Irã, manifestantes da grande comunidade persa exilada em Los Angeles se reuniram para entoar cânticos contra o regime da República Islâmica.

Dentro do estádio, o hino nacional iraniano foi mais uma vez executado sob vaias, uma reação que contrastou fortemente com a recepção aos jogadores, que foram ovacionados.

ESCALAÇÕES

Bélgica

Courtois; Meunier (Castagne), Ngoy, Mechele, De Cuyper; Saelemaekers (Lukebakio), Nicolas Raskin (Vanaken), De Bruyne (Matias Fernandez), Tielemans; Leandro Trossard, Lukaku (Arthur Theate). Técnico: Rudi Garcia.

Irã

Alireza Beiranvand; Saleh Hardani (Jahanbakhsh), Hossein Kanaani, Khalilzadeh, Ali Nemati; Ramin Rezaian, Ghoddos (Moghanlou), Haji Safi (Milad Mohammadi), Saeid Ezatolahi (Hosseinzadeh); Mohebi (Mehdi Torabi),Taremi. Técnico: Amir Ghalenoei.

AFP 

COPA DO MUNDO 2026

Espanha goleia Arábia Saudita com primeiro gol de Yamal em Copas

Lamine Yamal e Rodri, jogadores da Espanha na Copa do Mundo (ROBERTO SCHMIDT / AFP)

Com o resultado de 4 a 0, a 'Roja' assume a liderança do Grupo H com quatro pontos


A Espanha goleou a Arábia Saudita por 4 a 0 neste domingo (21), em Atlanta, e conseguiu sua primeira vitória na Copa do Mundo de 2026, após o empate em 0 a 0 com Cabo Verde na estreia.

Lamine Yamal abriu o placar aos dez minutos com seu tão aguardado primeiro gol em Mundiais, antes de Mikel Oyarzabal balançar a rede duas vezes (21' e 23') em três minutos. No segundo tempo, o zagueiro saudita Hassan Tambakti (49') marcou contra o quarto gol espanhol.

Com esse resultado, a 'Roja' assume a liderança do Grupo H com quatro pontos e aguarda o confronto de mais tarde entre Uruguai e Cabo Verde, ambos com um ponto, assim como a Arábia Saudita.

Após disputar as duas primeiras partidas em Atlanta, a Espanha viajará agora para Guadalajara para enfrentar o Uruguai no dia 26 de junho, pela terceira rodada.

Diante de 68.239 espectadores, a seleção espanhola entrou em campo com tudo e matou o jogo abrindo 3 a 0 em pouco mais de 20 minutos.

Depois do intervalo, a equipe continuou sendo superior e chegou ao quarto gol no início do segundo tempo. Nos acréscimos, Ferran Torres aproveitou passe da direita e mandou a bola para as redes em lance inicialmente validado pela arbitragem do brasileiro Raphael Claus, mas posteriormente anulado por impedimento graças à revisão do VAR.

Escalações:

Espanha

Unai Simón - Pedro Antonio Porro Sauceda, Pau Cubarsí, Aymeric Laporte, Marc Cucurella - Lamine Yamal (Yéremi Pino 46'), Pedri (Fabián Ruiz 71') - Daniel Olmo (Mikel Merino 62'), Rodrigo Hernández (cap), Alex Baena (Nico Williams 62') - Mikel Oyarzabal (Ferran Torres 46'). Técnico: Luis de la Fuente.

Arábia Saudita

Mohammed Al-Owais - Saud Abdulhamid, Hassan Altambakti, Abdulelah Alamri (Alaa Hejji 60'), Moteb Al-Harbi - Ali Alawjami, Nasser Al-Dawsari (Khalid Al Ghannam 90'), Abdullah Alkhaibari (Mohamed Kanno 46'), Salem Al-Dawsari - Firas Al-Buraikan (cap) (Mohammed Waheeb S Abu Alshamat 61'), Musab Fahz Aljuwayr (Abdullah Al-Hamdan 46'). Técnico: Giorgos Donis.

AFP

SELEÇÃO BRASILEIRA

Seleção Brasileira: Neymar treina com o grupo e vive expectativa de retorno contra a Escócia

Neymar, camisa 10 da Seleção Brasileira (Nelson Terme / CBF)

O camisa 10 participou normalmente de atividades com o elenco neste domingo (21)

 

O retorno de Neymar à Seleção Brasileira está cada vez mais próximo de se concretizar. Em treinamento neste domingo (21), no CT de Columbia Park, o camisa 10 participou normalmente das atividades com o restante do elenco. Esta foi a primeira vez que o jogador realizou trabalhos sem restrição com o grupo.

A expectativa é de que o jogador siga participando dos treinos durante a semana, que terão maior grau de intensidade nos próximos dias. Caso evolua fisicamente e tecnicamente, Neymar deve ser relacionado para o jogo contra a Escócia, que acontece na quarta-feira (24), em Miami, válido pela 3ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.

Ainda em entrevista coletiva após a vitória contra o Haiti, o técnico Carlo Ancelotti já havia confirmado a expectativa pelo retorno do camisa 10. O comandante da Amarelinha garantiu que Neymar “vai estar preparado” para enfrentar os escoceses.

Ainda no treino deste domingo, a principal ausência ficou por conta de Raphinha. O jogador do Barcelona sofreu uma lesão muscular na posterior da coxa no duelo de sexta-feira (19) contra o Haiti e iniciou tratamento intensivo junto à equipe médica da Seleção Brasileira.

Novela Neymar

Neymar vem se recuperando há mais de um mês de uma lesão na panturrilha sofrida no jogo do Santos contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro.

Logo após a apresentação do camisa 10 à comissão da Amarelinha, em 27 de maio, o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, informou que uma ressonância magnética “identificou uma lesão muscular de grau dois”, uma ruptura parcial de fibras.

Lasmar destacou que a lesão deveria afastar o atacante por um período de duas a três semanas. À época, o médico afirmou que o jogador estava em “tratamento intensivo” e que sua evolução seria avaliada diariamente.

A previsão inicial era de que Neymar pudesse ganhar os primeiros minutos contra o Haiti, o que não se concretizou na prática. A CBF vem utilizando cautela durante toda a recuperação do atacante, devido ao seu histórico físico e à sua importância técnica para a sequência da Copa do Mundo.

Caio Antunes