GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 26 de junho de 2026

DESCARTANDO A GLOBO

Neymar não dá espaço para ser entrevistado na Globo
Denílson e Neymar Foto: Reprodução




Jogador ficou de longe e trocou poucas palavras com Denílson



A postura de Neymar durante uma rápida entrevista após a vitória do Brasil sobre a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), chamou atenção nas redes sociais. O atacante fez sua estreia na Copa do Mundo e conversou brevemente com o comentarista Denílson no pós-jogo.

No momento da abordagem, Denílson cumprimentou o jogador com um toque de mãos e perguntou como ele avaliava sua estreia no Mundial. Neymar respondeu que estava nervoso, mas também feliz e orgulhoso pela oportunidade.

O que mais repercutiu foi a forma como a conversa aconteceu. Neymar permaneceu distante, sem se aproximar do microfone da Rede Globo e sem olhar para a câmera durante a entrevista.

O vídeo do momento circulou nas redes sociais e gerou comentários de internautas sobre a postura do jogador diante da equipe da Globo.

Pleno.News

RETORNANDO AO BRASIL

Alex Escobar anuncia que deixará a cobertura da Copa do Mundo
Alex Escobar na Copa do Mundo Foto: reprodução/Instagram (@alexescobar74)




Apresentador passou mal durante uma participação ao vivo



Alex Escobar anunciou na noite desta quinta-feira (25) que não irá continuar na cobertura in loco da Copa do Mundo pela TV Globo. O apresentador reafirmou que está bem após passar mal durante uma entrada ao vivo, mas que não se sente seguro para permanecer nos Estados Unidos.

O jornalista passou mal durante uma participação no programa Encontro da última segunda-feira (22). No episódio, ele apareceu falando de forma estranha e apresentando aparente confusão mental. Escobar reforçou que o problema foi momentâneo e durou poucos minutos.

Na publicação feita no Instagram do jornalista, ele relata frustração em ter que deixar o trabalho, mas diz que a decisão foi tomada em comum acordo com a emissora e familiares.

— Amigos e amigas desta rede, estou deixando a cobertura da Copa. Embora nada de grave tenha sido descoberto nos exames que fiz aqui nos States, não me sinto seguro para seguir. Passei esses dias pensando, avaliando, conversando com os colegas da Globo, família e o melhor a fazer agora é parar e resolver o B.O. Claro que fica uma frustração, tava me divertindo muito, mas estou bem. Obrigado pelo carinho! Vou atualizando a situação por aqui. Voa, Vini!!! Brasiiilll!!! — escreveu.

Segundo outro vídeo publicado por Escobar na noite desta quarta-feira (24), ele explicou como foi o período de dois dias em que permaneceu internado e fez questão de tranquilizar o público sobre seu estado de saúde.

— Fui para o hospital, fiz ressonâncias magnéticas, no plural, tomografia, teste neurológico, três, quatro exames de sangue, até perdi as contas e nada foi detectado, nem de grave, nem de pouco grave. Não deu nada. (…) Fiquei no hospital dois dias, praticamente, tive alta ontem à noite [na terça, 23] e agora estou no hotel descansando. Eu tô bem, super bem — disse.

Ainda não há informações se Alex Escobar prosseguirá atuando na cobertura da Copa do Mundo direto do Rio de Janeiro. O jornalista é apresentador do diário Globo Esporte.

Kleber Pizão

GOVERNO LULA DESGASTADO

Reprovação de Lula chega a 50% e expõe desgaste do governo, mostra PoderData

 Lula (PT) - (Foto: Ricardo Stuckert/PR).

Pesquisa nacional aponta que metade dos eleitores não votaria no presidente, enquanto Flávio Bolsonaro registra 48% de rejeição


Levantamento nacional divulgado pelo instituto PoderData nesta quinta-feira mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 50% de rejeição entre os eleitores.

O índice corresponde ao percentual de entrevistados que afirmam não votar no petista em uma eventual disputa presidencial.

Segundo a pesquisa, além da rejeição elevada, 35% dos entrevistados declararam que votariam apenas em Lula, enquanto 11% afirmaram que poderiam apoiar sua candidatura.

Outros 4% disseram não saber ou preferiram não responder.

Os números indicam um cenário de forte polarização, em que tanto a aprovação quanto a rejeição ao presidente permanecem em patamares expressivos.

O levantamento também mediu a resistência do eleitorado ao senador Flávio Bolsonaro.

De acordo com o PoderData, 48% dos entrevistados afirmaram que não votariam no parlamentar em hipótese alguma.

Ao mesmo tempo, uma parcela relevante do eleitorado demonstrou disposição para apoiá-lo, reforçando a consolidação de seu nome entre os principais representantes do campo conservador na corrida presidencial.

Os dados revelam que os dois nomes mais associados à polarização política nacional enfrentam índices elevados de rejeição.

Ainda assim, ambos mantêm bases eleitorais consistentes, capazes de sustentar competitividade em um cenário eleitoral marcado pela divisão do eleitorado entre projetos políticos distintos.

A pesquisa foi divulgada em um momento de intensificação das movimentações para as eleições presidenciais.

Nos últimos meses, diferentes levantamentos de opinião têm mostrado disputas apertadas entre Lula e Flávio Bolsonaro, especialmente em cenários de segundo turno, evidenciando o peso político dos dois grupos que dominam o debate nacional desde as últimas eleições. 

O resultado mais recente do PoderData reforça um quadro em que a rejeição se tornou um dos principais fatores da disputa eleitoral.

Embora ambos os nomes apresentem potencial de voto relevante, os percentuais de resistência indicam que a capacidade de conquistar eleitores fora de suas bases tradicionais poderá ser decisiva ao longo da campanha.

Pedro Taquari

MAIS UMA DELAÇÃO REJEITADA

PGR rejeita acordo de delação premiada do ex-presidente do BRB no caso Master

Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB - Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília.


A proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Cosa, que se encontra preso no presídio da Papuda, foi formalmente rejeitada pelo procurador Geral da República (PGR), Paulo Gonet.

O chefe da PGR encaminhou sua decisão nesta quinta-feira (25) ao ministro André Mendonça, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a proposta de Costa não continha informações inéditas e nem indicou “potencial de ressarcimento” dos prejuízos causados ao banco e eventualmente aos cofres públicos.

A Coluna Claudio Humberto apontou há quatro dias, em 21 de julho, a fragilidade da proposta de acordo de delação do ex-presidente do BRB e sua provável rejeição.

Gonet considera que uma proposta de acordo dessa natureza deve acrescentar elementos úteis à investigação e contribuir para a produção de provas.

Para o procurador-geral da República, “os tópicos eleitos pelo proponente, ainda que trazidos de forma superficial (dada a ausência de termo de confidencialidade), já permitem a conclusão sobre a ausência de ineditismo, na sua parte mais expressiva”.

MEIO AMBIENTE

Recife é a 89ª cidade mais vulnerável a ondas de calor no mundo, diz estudo da Oxford

Recife tem aproximadamente 660 áreas de lazer, entre parques, praças e áreas verdes. (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)

O artigo científico da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mapeou 205 cidades vulneráveis a ondas de calor ao redor do mundo e apontou Recife como a 89° no ranking


Recife é a 89ª cidade mais vulnerável a ondas de calor no mundo. É o que aponta um artigo científico da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que mapeou 205 municípios ao redor do mundo ameaçados pelo calor iminente do aquecimento global.

O Estudo “Indo além da exposição: uma estrutura globalmente comparável para a avaliação do risco de calor em cidades”, publicado em maio, relaciona a vulnerabilidade e a capacidade de enfrentamento ao calor extremo com a capacidade econômica, estrutura demográfica e fatores infraestruturais de municípios com mais de um milhão de habitantes.

Ao todo, são 11 cidades brasileiras citadas na publicação, que coloca Recife como a oitava no Brasil com maior vulnerabilidade a ondas de calor. Manaus é a primeira entre as canarinhas e a 27ª mais ameaçada no mundo.

“O risco de calor nas cidades vai além dos extremos climáticos e é mediado por vulnerabilidades sociais e capacidades infraestruturais que determinam como as populações vivenciam e reagem ao calor”, destaca o texto.

Entre as cidades brasileiras presentes no levantamento, Recife aparece atrás de Manaus (27ª posição mundial), Goiânia (46ª), Belo Horizonte (66ª), Fortaleza (67ª), São Paulo (77ª), Rio de Janeiro (83ª) e Brasília (88ª), mas à frente de Porto Alegre (120ª) e Salvador (129ª).

A pesquisa da Universidade de Oxford buscou medir o risco associado às ondas de calor a partir da combinação de fatores climáticos, sociais e estruturais. Os pesquisadores utilizaram indicadores relacionados à densidade populacional, proporção de idosos e crianças, renda, cobertura vegetal, cobertura arbórea e acesso a mecanismos de resfriamento.

Segundo os autores, cidades com temperaturas semelhantes podem apresentar níveis de risco diferentes em razão das condições socioeconômicas da população e da capacidade da infraestrutura urbana de reduzir os impactos do calor extremo.

No caso do Recife, a cidade registrou índice de risco de 0,52 em uma escala que varia de zero a um. O resultado colocou a capital pernambucana na faixa intermediária do ranking global, acima de cidades como Santiago, no Chile, Cidade do México e Buenos Aires, mas abaixo de centros urbanos do Sul da Ásia, da África e do Oriente Médio que concentram os maiores níveis de vulnerabilidade.

O estudo destaca que a capacidade de enfrentamento é um dos principais componentes para reduzir os riscos associados ao calor. Entre os indicadores utilizados para medir esse aspecto estão a presença de cobertura vegetal, a quantidade de árvores e o custo da energia elétrica, considerado pelos pesquisadores um fator que influencia o acesso da população a equipamentos de refrigeração.

Das 205 cidades avaliadas, mais de 95% das que compõem o grupo de risco mais elevado estão localizadas na África Subsaariana e no Sul da Ásia. A concentração, segundo os autores, é motivada pelas altas temperaturas, crescimento populacional acelerado, limitações de infraestrutura e menor capacidade de adaptação aos eventos extremos.

As primeiras posições do ranking são ocupadas por Hyderabad, no Paquistão, Al Basrah, no Iraque, Kano, na Nigéria, Conakry, na Guiné, e Bamako, no Mali. Todas registraram índices de risco superiores a 0,83, bem acima do observado para as cidades brasileiras.

A pesquisa destaca que os resultados mostram a necessidade de incorporar estratégias de adaptação ao calor nos planejamentos urbanos. Entre as medidas apontadas na literatura científica estão a ampliação da arborização, a preservação de áreas verdes, a criação de espaços públicos sombreados e o fortalecimento de sistemas de alerta para eventos de calor extremo.

Adelmo Lucena e Nicolle Gomes

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva em Pernambuco: Apac emite alerta laranja para o Grande Recife e Zona da Mata

Imagem de dia de chuva no Recife (Rafael Vieira/DP Foto)

Alerta de Estado de Atenção emitido pela Apac é válido para a Zona da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Sul de Pernambuco


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na manhã desta sexta-feira (26), um alerta de Estado de Atenção para a Zona da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Sul de Pernambuco.

“O monitoramento da Apac indica intensificação da precipitação, com chuvas de intensidade moderada (pontualmente forte), na Região Metropolitana e na Zona da Mata, por isso, está elevando o nível do Aviso de ESTADO DE OBSERVAÇÃO (amarelo) para ESTADO DE ATENÇÃO (laranja)”, diz o alerta, válido até a tarde do sábado (27).

O alerta laranja da Apac indica o risco de chuva entre 50mm e 100mm. A agência pede que a população das áreas afetadas siga as orientações da Defesa Civil.

DP

COPA DO MUNDO 2026

Seleção Brasileira garante quantia de R$ 57,3 milhões com classificação ao mata-mata

Vini Jr. (PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

Participando, no mínimo, até a fase de 16 avos de final, o Brasil já garantiu valores milionários no Mundial


Com a classificação para a fase de mata-mata conquistada na última quarta-feira (24), a Seleção Brasileira já garantiu uma premiação milionária na Copa do Mundo de 2026. Participando, no mínimo, até a fase de 16 avos de final, o Brasil já garantiu uma quantia de 11 milhões de dólares (equivalentes a R$ 57,3 milhões).

A premiação do Mundial da América do Norte varia de acordo com o desempenho esportivo de cada seleção participante. O campeão do torneio, além do prestígio de conquistar o mundo, levará para casa um valor de 50 milhões de dólares (R$ 260,4 milhões).

A Seleção Brasileira já garantiu valores iniciais de 9 milhões de dólares apenas pela participação na primeira fase. Caso avance para as oitavas de final, o valor chegará a 15 milhões de dólares.

Confira os valores de acordo com a fase da Copa do Mundo:

Fase de grupos (eliminados da 33ª à 48ª posição): US$ 9 milhões
Segunda fase (eliminados da 17ª à 32ª posição): US$ 11 milhões
Oitavas de final (9º ao 16º lugar): US$ 15 milhões
Quartas de final (do 5º ao 8º lugar): US$ 19 milhões
4º lugar: US$ 27 milhões
3º lugar: US$ 29 milhões
Vice-campeão: US$ 33 milhões
Campeão: US$ 50 milhões

Caio Antunes

COPA DO MUNDO 2026

Equador vence de virada e avança aos 16 avos da Copa 2026 com Alemanha e Costa do Marfim

Elenco do Equador comemorando vitória sobre a Alemanha na Copa do Mundo 2026 ( Jewel SAMAD / AFP)

Equatorianos avançam entre os melhores terceiros colocados após vitória sobre os líderes alemães; Costa do Marfim garante vaga histórica ao bater Curaçao


A terceira rodada do Grupo E definiu, nesta quinta-feira (25), os classificados para os 16 avos da Copa do Mundo de 2026. A Alemanha confirmou a liderança da chave, a Costa do Marfim garantiu uma classificação inédita ao mata-mata e o Equador conquistou a vaga entre os melhores terceiros colocados após vencer os alemães de virada. Já a estreante Curaçao se despediu do Mundial.

Mesmo já classificada e com a primeira colocação assegurada, a Alemanha foi derrotada pelo Equador por 2 a 1, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Leroy Sané abriu o placar para os alemães, mas os sul-americanos reagiram com gols de Angulo e Gonzalo Plata para conquistar uma vitória histórica.

O triunfo levou o Equador aos quatro pontos e garantiu a classificação como uma das oito melhores seleções que terminaram a fase de grupos na terceira posição. 

Apesar da derrota, a Alemanha encerrou a fase de grupos na liderança, com seis pontos. A campanha foi construída nas duas primeiras rodadas, quando goleou Curaçao por 7 a 1 e venceu a Costa do Marfim por 2 a 1, resultado suficiente para assegurar o primeiro lugar da chave antes mesmo da rodada decisiva.

No outro confronto do grupo, disputado na Filadélfia, a Costa do Marfim venceu Curaçao por 2 a 0 e também confirmou presença na próxima fase. Terminaram com seis pontos, na segunda colocação, e alcançaram pela primeira vez em sua história uma classificação para o mata-mata da Copa do Mundo.

Já Curaçao, que fazia sua estreia em Mundiais, encerrou sua campanha na lanterna do Grupo E, com apenas um ponto. Depois de sofrer uma goleada por 7 a 1 para a Alemanha na estreia e empatar sem gols com o Equador, a seleção caribenha não resistiu à Costa do Marfim e se despediu da competição.

Agora, os classificados aguardam a definição dos demais grupos para conhecerem seus adversários nos 16 avos.

GRUPO E

1º Alemanha – 6 pontos
2º Costa do Marfim – 6 pontos
3º Equador – 4 pontos
4º Curaçao – 1 ponto

Gabriel Farias

COPA DO MUNDO 2026

Brasil enfrenta o Japão nos 16 avos da Copa 2026 após definição do Grupo F
Matheus Cunha, atacante do Brasil, e Daizen Maeda, atacante do Japão (Patricia de Melo Moreira/AFP e Aric Becker/AFP)


Empate dos japoneses com a Suécia define adversário da Seleção Brasileira no mata-mata; Holanda termina na liderança


O Brasil já conhece seu adversário na fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. A Seleção comandada por Carlo Ancelotti terá pela frente o Japão, que garantiu a segunda colocação do Grupo F após empatar por 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), em Dallas. O confronto eliminatório será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

A definição do cruzamento veio após o encerramento da terceira e última rodada do Grupo F. Os japoneses chegaram à rodada decisiva dependendo apenas de um empate para confirmar a vaga e cumpriram a missão diante da Suécia. O resultado foi suficiente para manter a equipe na vice-liderança da chave e assegurar presença no mata-mata.

Quem terminou na ponta do grupo foi a Holanda. Os holandeses venceram a Tunísia, última colocada, por 3 a 1 e fecharam a primeira fase na liderança, evitando justamente o confronto com a Seleção Brasileira neste primeiro duelo eliminatório.

Classificado em primeiro lugar do Grupo C, o Brasil aguardava apenas a definição do Grupo F para conhecer seu adversário. Com isso, o caminho da equipe de Carlo Ancelotti está traçado. O desafio será diante de um Japão que chega embalado por uma campanha consistente e que tentará repetir as boas atuações para surpreender a Canarinho.

GRUPO F

1º Holanda - 7 pontos

2º Japão - 5 pontos

3º Suécia - 4 pontos

4º  Tunísia - 0 pontos

Gabriel Farias

SPORT - VOLTAR A VENCER

Marlon Douglas cobra reação no Sport para enfrentar o Fortaleza: "Hora de voltar a vencer"

Marlon Douglas, atacante do Sport (Paulo Paiva/SCR)

Atacante rubro-negro valoriza preparação antes de duelo com a equipe cearense; Leão da Ilha não vence há três jogos na Série B


No próximo domingo (28), às 18h30, na Arena Castelão, o Sport encara o Fortaleza pela 15ª rodada da Série B em busca de voltar a vencer e seguir firme na parte de cima da tabela.

Terceiro colocado, com 25 pontos, o Rubro-Negro chega para o confronto após uma sequência de empates que interrompeu o embalo da equipe na disputa pela liderança. Um dos jogadores que projetaram o duelo foi o atacante Marlon Douglas, que destacou a intensidade dos treinamentos e ressaltou a confiança do grupo para enfrentar novamente o Fortaleza.

“Estamos trabalhando muito forte para esse jogo contra o Fortaleza. A gente sabe que é mais um jogo difícil, porque a Série B é um campeonato muito complicado, mas já vencemos eles lá este ano e acredito que estamos preparados para buscar mais uma vitória fora de casa”, afirmou.

Na temporada, foram três jogos entre Fortaleza e Sport: duas vitórias para o lado tricolor e uma a favor dos rubro-negros, todos por Copa do Nordeste, competição na qual o próprio Fortaleza eliminou o Sport na semifinal. 

Hora de voltar a vencer

Após os três empates nas últimas rodadas, o Sport viu escapar oportunidades importantes de assumir a liderança da Série B. Ainda assim, o time segue entre os primeiros colocados.

Para Marlon Douglas, o momento exige ajustes pontuais, mas sem perder de vista o desempenho consistente que vem mantendo a equipe nas primeiras posições.

“Infelizmente nos últimos jogos não conseguimos vencer, mas pontuamos. Acho que está na hora de voltar a vencer mais uma vez”, disse o atacante.

Equilíbrio da Série B

Na avaliação do jogador, o equilíbrio tem sido a principal característica da competição nesta temporada. Com equipes de níveis semelhantes e confrontos frequentemente decididos nos detalhes, a regularidade se tornou fator determinante para quem deseja lutar pelo acesso.

“Série B é um campeonato muito difícil e muito parelho. Os níveis das equipes são muito parecidos e acredito que não está sendo diferente neste ano. Mas a gente está lá em cima, pontuando, e acredito que, se melhorar um pouco o que precisa melhorar e voltar a vencer, vamos continuar entre os primeiros colocados”, completou.

Gabriel Farias

NÁUTICO - RETORNANDO AOS AFLITOS

Náutico encaminha a volta de Jean Carlos para a sequência da Série B

O meia Jean Carlos em ação pelo Náutico (Tiago Caldas/CNC)

Meia de 34 anos já se despediu da Chapecoense e aguarda a assinatura do contrato para voltar a vestir a camisa alvirrubra após quatro temporadas


O Náutico está acertando o retorno do meia Jean Carlos, de 34 anos, após quatro temporadas. A informação foi divulgada inicialmente pelo repórter Mathias Brasil e confirmada pelo Diario de Pernambuco. Restam apenas os trâmites finais e a assinatura do contrato para fechar a negociação.

As partes já chegaram a um acordo, e o vínculo deverá ter duração até 2027. O jogador, inclusive, já se despediu da Chapecoense, também publicando uma mensagem nas redes sociais direcionada ao clube catarinense.

A chegada de Jean representa um reforço cercado por expectativa para a sequência da Série B. Além da qualidade técnica, o meia retorna com identificação junto ao clube e torcida alvirrubra, onde viveu um dos momentos mais marcantes da carreira. Será uma das primeiras contratações do Timbu na próxima janela, que será aberta no dia 20 de julho.

Reencontro com velhos conhecidos

O retorno de Jean Carlos também marca o reencontro com nomes importantes de sua trajetória no Náutico. O meia voltará a trabalhar com os técnicos Hélio e Guilherme dos Anjos, além de reeditar a parceria com o atacante Vinícius, um dos destaques do atual elenco alvirrubro.

Apelidado de “Mágico” pela torcida, Jean foi um dos protagonistas da campanha do Timbu na Série B de 2021. Na ocasião, a equipe brigou pelo acesso até as rodadas finais, mas acabou não conquistando a vaga na elite do futebol brasileiro.

Ao longo de sua passagem pelo clube, o camisa 10 disputou 151 partidas, tornando-se um dos jogadores mais identificados com a torcida nos últimos anos. Somou 36 gols e 25 assistências. Foi bicampeão pernambucano e conquistou uma Série C.

Jean Carlos chegará ao Náutico após defender a Chapecoense na Série A. Pelo clube catarinense, disputou 34 partidas, marcou cinco gols e distribuiu três assistências antes de acertar sua saída.

A experiência acumulada nas últimas temporadas pesa a favor do meia, que agora deixa a disputa do Brasileirão para reforçar o elenco alvirrubro na luta pelos objetivos da Série B.

Gabriel Farias

quinta-feira, 25 de junho de 2026

POLÍTICOS CANALHAS

Romário não se licenciou do Senado para trabalhar na Copa

Romário Foto: Frame de vídeo / YouTube / CazéTV


Senador segue recebendo normalmente, beneficiado por regime semipresencial na Casa Legislativa durante festividades de São João



Embora seja senador pelo Rio de Janeiro, o ex-jogador de futebol Romário (PL) se encontra nos Estados Unidos cobrindo a Copa do Mundo 2026 como comentarista esportivo contratado pela CazéTV. A ausência do parlamentar em Brasília chamou atenção e despertou críticas nas redes sociais.

O ex-atleta não se licenciou das suas funções como senador antes de viajar, tampouco deixou um suplente atuando em seu lugar em Brasília. Dessa forma, ele segue recebendo seu salário normalmente.

A manobra é possível porque, no período das festividades de São João, o Senado funciona em regime semipresencial, permitindo que congressistas participem de sessões por videoconferência e votem à distância.

Ao Senado, Romário comunicou que faria uma viagem de caráter pessoal ao exterior, sem custos à Casa Legislativa.

A assessoria de imprensa do parlamentar disse que ele não enxerga conflito de interesses no caso, porque não haverá sessões deliberativas até o encerramento da Copa no dia 19 de julho. A equipe também afirma que os gabinetes do senador no Rio de Janeiro e em Brasília continuam operando normalmente e atendendo às “demandas da população”.

Na noite desta quarta-feira (24), o senador apareceu celebrando a vitória da Seleção Brasileira sobre a Escócia, dançando em uma balada em Miami.

Thamirys Andrade 

BANDEIRA BRANCA

Flávio pede desculpas a Michelle e defende reconciliação familiar

Senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) | Foto: Reprodução / Redes Sociai


Senador faz convite ao diálogo após atrito exposto pela ex-primeira-dama


O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a pedir desculpas publicamente à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e defendeu uma reaproximação após o atrito familiar.

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (25), Flávio afirmou que jamais teve a intenção de ofender Michelle e reforçou o desejo de construir uma relação baseada no diálogo.

“Em nenhum momento eu ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se, em algum momento, fiz isso, mais uma vez peço desculpas”, declarou.

O senador minimizou as divergências e afirmou que elas se restringem a estratégia política.

“Divergências de estratégia não significam divergências de princípios. Tenho total convicção de que todos nós — eu, Michelle, Carlos e a família inteira — temos o mesmo objetivo”, afirmou.

Na publicação, Flávio reiterou o convite para uma conversa com a ex-primeira-dama.

“De coração aberto, quero reforçar o convite que já havia feito à Michelle. Acredito que o diálogo, o respeito e a união serão sempre o melhor caminho”, disse. 

Lucas Soares

SENADOR ROGERIO MARINHO

Lula faz do Itamaraty seu ‘puxadinho ideológico’

Senador Rogerio Marinho (PL-RN) é líder da oposição ao governo Lula (PT) no Senado. (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Líder da oposição no Senado critica tom militante da diplomacia do Brasil, que culpa 'traidores da pátria' por tarifaço dos EUA


O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), acusou o presidente Lula (PT), nesta quinta-feira (25), de transformar o órgão máximo da diplomacia brasileira em um “ puxadinho ideológico do PT”, ao expor o tom de militância e de campanha eleitoral na manifestação do Itamaraty sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra produtos brasileiros.

Para Marinho, é estarrecedor que o Ministério de Relações Exteriores tenha reproduzido a tese eleitoral petista de que “traidores da Pátria” deviam desculpas pelas tarifas e pelos prejuízos causados a milhares de brasileiros com a medida tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O senador do PL criticou a mensagem do Itamaraty, publicada ontem, que justificava a ausência de representantes brasileiros nas audiências públicas do Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), tratada como omissão de Lula na defesa contra a aplicação de tarifas de 25% ao Brasil. 

É estarrecedor como o PT aparelha tudo o que toca. Lula conseguiu transformar o Itamaraty num puxadinho ideológico do PT. O Ministério, que já foi uma das instituições mais respeitadas do Estado brasileiro, agora publica mensagens com linguagem de militância e tom de campanha eleitoral. Diplomacia de Estado virou propaganda de governo. O que era Itamaraty está cada vez mais parecido com um diretório partidário”, condenou o líder de oposição do Senado. 

Retórica eleitoral

Marinho também reage ao fato de a mensagem do Itamaraty se alinhar à crítica governista à iniciativa do senador e pré-candidato a presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de participar das audiências para convencer os EUA a não taxar produtos brasileiros.

“Os traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história. O Brasil sabe que o tarifaço tem sua origem em uma tentativa de interferência externa na justiça brasileira”, diz o Itamaraty, no trecho inicial de sua manifestação sobre o a tramitação oficial da investigação baseada na legislação chamada Seção 301, que foi aberta pelos EUA no ano passado para tentar justificar a ampliação da taxação ao Brasil.

Para petistas e Lula, a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principalmente seu filho e irmão de Flávio, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), articulou e comemorou as taxações ao Brasil, anunciadas pela primeira vez em junho de 2025.

À época, Trump usou a justificativa de que a taxação teria entre os objetivos pressinar o Supremo Tribunal Federal (STF) a encerrar o que chamou de perseguição judicial a Bolsonaro, nos processos que acabaram por resultar em condenação, prisão e em inelegibilidade do rival de Lula por crimes na “trama golpista”, em setembro do ano passado.

Ao concluir sua crítica ao tom eleitoreiro do Itamaraty, Marinho disse que “por isso e por muito mais, Lula será aposentado pelo povo em outubro”, prevendo a eleição de Flávio Bolsonaro como presidente da República, contra a reeleição do petista.

Davi Soares

MAIS UMA VEZ O PT ENVOLVIDO EM FALCATRUAS

Vereador do PT é preso em SP por ligação ao PCC

Vereador suspeito de elo com PCC, petista Senival Moura é alagoano de Batalha e 1º secretário da Câmara de São Paulo. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Senival Moura foi preso com presidente da Transunião mais três suspeitos, e Justiça bloqueou R$ 194 milhões de investigados


O vereador da cidade de São Paulo, Senival Moura (PT), foi preso nesta quinta-feira (25), por suspeita de integrar um esquema que lavou mais de R$ 300 milhões para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), somente em 2025. Além do aliado do presidente Lula (PT) na maior capital do Brasil, a Operação Última Parada prendeu outros quatro investigados, entre eles o presidente da empresa de transporte coletivo Transunião, Lourival de França Monário.

Os mandados judiciais cumpridos na capital paulista, na Grande São Paulo e no município de Extrema (MG) incluem a decretação do sequestro e bloqueio de R$ 194 milhões de contas bancárias ligadas aos investigados e à companhia, bem como 117 veículos, 21 imóveis e três embarcações.

A investigação iniciou após o assassinato do ex-presidente da Trasnunião, Adauto Soares Jorge, em 2020. E a força-tarefa que integra o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil, e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo (MPSP) afirma ter “provas robustas” de que a concessionária do sistema de transportes paulistano ganhou mais de R$ 300 milhões para lavar dinheiro para o PCC, no ano passado.

A Justiça ainda determinou o afastamento dos diretores da Transunião e a ordenou que a Prefeitura de São Paulo adote providências administrativas, regulatórias e contratuais cabíveis, com intervenção administrativa que assegure a regularidade do atendimento à população.

O vereador Senival Moura foi eleito para o estratégico cargo de 1º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo, em dezembro do ano passado. E, na terça-feira (23), divulgou a agenda do presidente Lula no Hospital Santa Marcelina, em Itaquera.

O Diário do Poder tenta contato com o vereador e o presidente da Transunião. E publicará eventuais esclarecimentos enviados à reportagem.

Os crimes

O MPSP e a Polícia Civil relaram que a investigação provou que existe um núcleo paralelo que toma as decisões relativas à empresa, incluindo envio de pagamentos para criminosos ligados ao PCC. E os delitos levaram até a alterar o quadro societário da Transunião, causando uma alta de seu capital social de pouco mais de R$ 100 mil para uma cifra superior a R$ 50 milhões, sem transparência sobre a origem dos novos recursos.

A lavagem de capitais para o PCC alvo da Operação Última Parada desta quinta-feira (25) teve pontos de contato identificados os circuitos econômicos usados pelos esquemas criminosos investigados nas operações Carbono Oculto, Vérnix e Mafiusi, que miram a facção do narcotráfico paulista e, no caso da última deflagrada pela Polícia Federal, envolve o PCC e o grupo mafioso sediado na Itália, a ‘Ndrangheta.

Ao divulgar a operação de hoje, o MPSP lembrou que, em 2024, o GAECO deflagrou a Operação Fim da Linha, desarticulando duas organizações criminosas que lavavam dinheiro sujo do PCC, a UPBUS e da Transwolff. O que integrou as duas empresas de ônibus responsáveis pelo transporte de cerca de quase 700 mil passageiros diariamente na maior cidade do país aos crimes de tráfico de drogas, roubos e outros delitos da facção criminosa. “Elas receberam mais de R$ 800 milhões de remuneração da Prefeitura de São Paulo em 2023”, ressaltou o MPSP.

Davi Soares