GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 24 de junho de 2026

SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil vai correr mais 'para potencializar Neymar e Vini Jr', garante Martinelli

Neymar volta aos treinos no gramado, mas segue afastado do elenco da Seleção (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Vini tem sido o grande destaque do Brasil no torneio, enquanto Neymar pode estrear contra a Escócia


Os jogadores da Seleção Brasileira que disputam a Copa do Mundo de 2026 estão dispostos a dar o máximo para potencializar o talento de duas de suas maiores estrelas, Vinícius Júnior e Neymar, afirmou o atacante Gabriel Martinelli nesta segunda-feira (22).

Vini tem sido o grande destaque do Brasil no torneio na América do Norte, participando de todos os quatro gols marcados pela equipe em sua busca pelo hexacampeonato mundial.

Enquanto isso, se espera que o camisa 10 do time faça sua estreia contra a Escócia na quarta-feira, em Miami, pela terceira e última rodada do Grupo C, após ficar afastado por mais de um mês devido a uma lesão na panturrilha direita. Sua condição física é uma incógnita.

"Acho que a gente correria 20, 30 a mais para poder potencializar ali o Ney ou o Vini, quem que seja. Eu, particularmente, sempre tento me doar ao máximo, o que precisar fazer ali. Se precisar defender linha de cinco, eu defendendo com o lateral ali", disse o atacante do Arsenal na coletiva de imprensa em Basking Ridge, Nova Jersey, onde a Seleção Brasileira está concentrada.

"Eu vou estar disposto a fazer. Não só eu mas acho que toda a equipe. A gente está se doando bastante. A gente quer ganhar a Copa do Mundo e sabe da capacidade que tem. Então acho que a gente correria assim 10, 20, 30, 40 ou mais para isso", acrescentou. 

Martinelli destacou o "nível muito alto" em que Neymar, aos 34 anos, está jogando, apesar de não atuar desde 17 de maio e de ter se juntado aos companheiros de equipe para treinar nos Estados Unidos apenas na semana passada.

O maior artilheiro da história da Seleção, com 79 gols, não joga com a 'Amarelinha' desde outubro de 2023, principalmente devido a problemas físicos recorrentes.

"Realizamos um treino e pudemos ver a qualidade dele. É incrível. Todos conhecem a qualidade que ele possui, assim como sua intensidade. Pela forma como ele voltou, vemos que ele está muito motivado, e estamos muito felizes por tê-lo ao nosso lado, disponível e com a vontade que está mostrando", afirmou.

O ponta dos 'Gunners' chegou à sua segunda Copa do Mundo, após o Mundial do Catar 2022, como campeão da Premier League e finalista da Liga dos Campeões.

Ele não foi titular nas duas partidas que o Brasil disputou até agora: contra o Marrocos (1 a 1) e o Haiti (vitória por 3 a 0). No entanto, é uma das opções que Carlo Ancelotti considera para substituir o lesionado Raphinha.

A Seleção Brasileira já está muito perto da classificação para os 16-avos de final, mas buscará a vitória contra a Escócia para garantir a liderança do Grupo C.

AFP

COPA DO MUNDO 2026

Cristiano Ronaldo é o 1º jogador da história a marcar gols em 6 Copas

Cristiano Ronaldo chegou a 976 gols, sendo 9 em Copas do Mundo (Foto: Paul Ellis/AFP)

Astro português alcançou a marca após abrir o placar contra o Uzbesquistão no segundo jogo da Copa do Mundo de 2026


Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador da história do futebol a marcar gol em seis Copas do Mundo. O atacante português alcançou a marca nesta terça (23), após abrir o placar no jogo contra o Uzbequistão, na segunda rodada da Copa do Mundo de 2026.

Com os dois gols marcados na partida, Ronaldo chegou a dez gols em Mundiais e ultrapassou a lenda portuguesa Eusébio, que tinha nove, tornando-se isoladamente o maior artilheiro de Portugal na história das Copas do Mundo.

Os tentos diante do Uzbequistão foram o alívio após Portugal iniciar a Copa de 2026 com um tropeço, empatando por 1 a 1 com a República Democrática do Congo na última quarta (17), em um jogo apagado do camisa 7.

Com estes gols, agora o astro de 41 anos soma 977 em todas as competições e segue perseguindo o gol de número 1000. No ritmo que ele segue, parece ser questão de tempo.

 Os 10 gols de Cristiano Ronaldo em Copas do Mundo 

  • Alemanha 2006 (1)
  • África do Sul 2010 (1)
  • Brasil 2014 (1)
  • Rússia 2018 (4)
  • Catar 2022 (1)
  • EUA/México/Canadá 2026 (2)*



Nicolle Gomes e Gabriel Farias

O ISOLAMENTO DE LULA

Onda direitista na América do Sul e pacto liderado por Donald Trump isolam Lula

Governo do argentino Javier Milei reitera parceria prioritária com Donald Trump, além de endossar ações contra facções criminosas do Brasil. (Foto: WILL OLIVER/EFE/EPA)


O mapa político da América do Sul passa por reorganização histórica rumo à direita, com impactos para o Brasil. As vitórias de Keiko Fujimori (Peru) e de Abelardo de la Espriella (Colômbia) consolidam novo arranjo regional, suplantando a dominância de governos de esquerda.

O movimento se soma à consagração de governantes conservadores já instalados em países como Argentina, Paraguai e, mais recentemente, Chile. No cenário ideológico do subcontinente, o azul representando a direita avança e expõe antigos bastiões vermelhos da esquerda como Uruguai e o Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As exceções que restam ficam ao norte, como a ditadura venezuelana, Suriname e as Guianas. O Brasil, que ainda decidirá neste ano se continua vermelho ou se muda para o azul na fotografia regional, já parece sofrer de um isolamento político crescente, em razão de posturas do governo petista.

Esse isolamento não decorre só do tom de enfrentamento nas campanhas eleitorais. Ele nasce, sobretudo, de uma agenda de segurança hemisférica liderada pelos Estados Unidos, que voltou a tratar o narcotráfico como grave ameaça externa, com efeitos políticos, diplomáticos, policiais e financeiros.

Classificação de PCC e CV como organizações terroristas empareda Lula

O presidente americano Donald Trump opera no território latino-americano sob a égide da guerra ao crime transnacional. Nessa toada, a reclassificação pela Casa Branca de PCC e Comando Vermelho (CV) como grupos terroristas foi um golpe contra as facções brasileiras e uma derrota política para Lula.

O governo brasileiro protestou forte contra o novo status das multinacionais do crime, apelando ao discurso de defesa da soberania nacional. Mas para a oposição de direita a decisão americana foi pedida e endossada, sendo incorporada à campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A prisão nos últimos dias, após perseguição policial nos Estados Unidos, de um brasileiro acusado de ligação com PCC e CV reforçou a percepção de que Washington já encara as maiores facções brasileiras como problema interno americano. Mais desdobramentos jurídicos e diplomáticos são esperados.

Sob Trump, os EUA militarizaram o combate ao crime na América Latina, protagonizando operações que levaram à captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro, preso por narcoterrorismo, e à morte de “Niño Guerrero”, líder do cartel venezuelano Tren de Aragua, e de narcotraficantes no México.

A ofensiva de Trump contra os esquemas de tráfico e lavagem de dinheiro se conecta a uma política mais ampla dele para a América Latina. Ela inclui pressão contra cartéis, ações contra redes transnacionais, apoio a aliados conservadores e tentativa de exportar a agenda de segurança salvadorenha.

Escudo das Américas já amplia a pressão dos EUA contra facções

Símbolo da reconfiguração política regional, o Escudo das Américas é uma iniciativa de cooperação em segurança liderada pelos EUA para integrar ações de inteligência, controle de fronteiras e combate ao narcotráfico, ao crime organizado transnacional e ao terrorismo em países do continente.

Paraguai e Argentina foram uns dos primeiros a aderir ao pacto e a também classificar facções brasileiras como terroristas, aumentando a pressão sobre Brasília. Até o escândalo do Banco Master vira alvo das investidas conjuntas contra o crime, em razão das suspeitas de lavagem de dinheiro para o PCC.

A eventual queda do regime cubano, sob pressão americana, teria impacto simbólico profundo para o Lula e o PT. Somada ao avanço conservador e à frente antidrogas, o episódio reforçaria a impressão de que a maioria das nações da América Latina está inclinada a sepultar regimes esquerdistas.

A recente fala de Lula à diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, vazada na cúpula do G7, confessando que “nunca foi esquerdista”, pode ser vista como esforço para adaptar-se ao novo ambiente geopolítico do Ocidente. Ela ocorre quando o clube da esquerda latino-americana encolhe.

A guinada na política externa dos EUA a partir da gestão Trump, marcada pelo corte de recursos destinados à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), coincidiu com a sequência de vitórias eleitorais de candidatos alinhados à direita em países da América Latina.

Desde 2025, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Honduras, Colômbia e Costa Rica passaram a ser governados por líderes chamados por setores da imprensa mundial de “ultradireita”. Os presidentes José Antonio Kast (Chile), Rodrigo Paz (Bolívia), Keiko Fujimori (Peru), Daniel Noboa (Equador), Nasry Asfura (Honduras), Abelardo De la Espriella (Colômbia) e Laura Fernández (Costa Rica) são os rostos da mudança no cenário político regional.

Por Sílvio Ribas

PROCESSO ENCERRADO

STF rejeita recurso de Rachel Sheherazade contra o SBT

Rachel Sheherazade e a empresa de Silvio Santos travaram batalha na Justiça Arte: Pleno.News


Jornalista pedia reconhecimento do vínculo empregatício com a emissora


A disputa judicial entre Rachel Sheherazade e o SBT chegou ao fim no último dia 11, quando o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o recurso final apresentado pela jornalista. Com a decisão, a emissora venceu de forma definitiva o processo trabalhista movido pela apresentadora.

A ação foi aberta em 2021. Rachel alegava que, durante os nove anos em que apresentou o telejornal SBT Brasil, manteve vínculo empregatício com a emissora, apesar de ter sido contratada como pessoa jurídica. Inicialmente, ela pediu indenização de R$ 20 milhões.

Ao rejeitar o recurso, Mendonça afirmou que o entendimento adotado pelo Supremo está de acordo com decisões já consolidadas da Corte.

– Não há violações flagrantes aos dispositivos da CLT invocados pela parte autora, mas, sim, estrita observância à força vinculante dos precedentes desta Corte – afirmou o ministro.

Antes da decisão de Mendonça, o caso já havia sido analisado por outras instâncias. Na Justiça do Trabalho, a 3ª Vara do Trabalho de Osasco (SP) havia reconhecido o vínculo empregatício entre a jornalista e a emissora.

– É difícil conceber autonomia na prestação diária de serviços de uma apresentadora de um dos mais importantes telejornais da TV aberta do Brasil, visto que as tarefas e atribuições designadas às pessoas envolvidas na transmissão televisiva são demasiadamente dependentes umas das outras, o que demanda uma pirâmide hierárquica bem definida a fim de harmonizar, dirigir e coordenar os trabalhos, tanto que a prova oral demonstrou que havia diretor de jornalismo, chefe de redação, redator-chefe, chefe de pauta, coordenador de produção, todos atuando nas reportagens que seriam levadas ao ar pelo telejornal apresentado pela autora – afirmou o Juízo da 3ª Vara do Trabalho de Osasco/SP.

O SBT recorreu ao STF e, em 2023, o ministro Alexandre de Moraes reformou a decisão ao considerar válida a contratação por meio de pessoa jurídica. O entendimento teve como base precedente do ministro Luiz Fux sobre terceirização.

– É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante – estabeleceu Fux em decisão judicial anterior.

Em 2024, a Primeira Turma do Supremo manteve o entendimento de Moraes em julgamento virtual. Agora, com a negativa do último recurso, o processo foi encerrado.

Pleno.News

SEXO BIOLÓGICO

ONG aciona STF contra trans em cota para mulheres nas eleições

Erika Hilton Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados



A Matria sustenta que o critério deve ser o sexo biológico



A ONG feminista Matria entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (19), para impedir que mulheres trans sejam contabilizadas na cota mínima de 30% de candidaturas femininas nas eleições de 2026. O caso será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação.

A entidade apresentou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) pedindo que o STF derrube o entendimento adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. Na ocasião, a Corte definiu que mulheres trans podem ser consideradas para o cumprimento da cota destinada a candidaturas femininas.

A legislação eleitoral determina que os partidos reservem pelo menos 30% das candidaturas para cada sexo nos cargos legislativos. Para o TSE, a regra deve considerar o gênero autodeclarado da pessoa.

A Matria sustenta que o critério deve ser o sexo biológico. Segundo a ONG, a reserva de vagas foi criada para enfrentar a baixa participação feminina na política e o TSE teria extrapolado sua competência ao alterar a aplicação da norma.

Caso o entendimento defendido pela entidade seja acolhido, parlamentares como Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PSB-MG) deixariam de ser contabilizadas para o cumprimento da cota mínima de candidaturas femininas.

– A cota de 30% foi concebida especificamente para corrigir desigualdade estrutural fundamentada em realidades materiais — maternidade, divisão sexual do trabalho, dupla jornada — que historicamente obstaculizam a ascensão feminina. Uma vez implementada, a proteção gerou expectativa legítima de continuidade e preservação, elemento essencial à segurança jurídica – diz um trecho da ADPF.

Pleno.News

MORTE ESTRANHA

Jornalista que expôs caso de Putin com ginasta é encontrado morto

Grigory Nekhoroshev Foto: Grigory Nekhoroshev/e2w




Grigory Nekhoroshev vivia refugiado na Letônia há 11 anos



O jornalista russo Grigory Nekhoroshev foi encontrado morto na Letônia, onde vivia como refugiado político há 11 anos. Ele ficou conhecido mundialmente em 2008 após publicar uma reportagem que revelava um suposto romance entre o presidente Vladimir Putin e uma ex-ginasta. O óbito foi confirmado no último dia 19 de junho.

Até o momento, as autoridades da Letônia afirmam que não há sinais de crime no local. Pessoas próximas ao jornalista relataram que a causa do falecimento teria sido envenenamento por cogumelos silvestres, que o próprio profissional colheu no quintal de sua residência.

Apesar de Nekhoroshev ser descrito por conhecidos como um colhedor experiente de alimentos silvestres, o caso gerou desconfiança. O jornalista vivia em constante estado de alerta e temia sofrer um atentado ordenado pelo governo russo devido ao seu histórico profissional.

Na época da publicação, Nekhoroshev era editor-chefe do jornal Moskovsky Korrespondent. O texto afirmava que Putin planejava se divorciar para se casar com Alina Kabaeva. O Kremlin e a ex-atleta negaram as informações, e o presidente criticou publicamente os boatos.

Logo após a repercussão da notícia, o jornal foi fechado pelas autoridades russas. Nekhoroshev foi interrogado pelos serviços secretos do país e começou a receber constantes ameaças de morte, o que o motivou a deixar o território russo e buscar asilo na capital, Riga.

Kleber Pizão 

CONDENAÇÃO DE AMADO BATISTA

Amado Batista é condenado após morte de criança em sua fazenda

Amado Batista Foto: Reprodução/ Print de vídeo YouTube The Noite com Danilo Gentili


A criança era filho da família que trabalhava na propriedade



A Justiça condenou o cantor Amado Batista ao pagamento de mais de R$ 450 mil em indenização aos pais de uma criança de 3 anos que morreu afogada em maio de 2022 na piscina de uma fazenda do artista, em Goianápolis (GO). A família trabalhava como caseira na propriedade.

De acordo com a sentença, a piscina não possuía medidas de proteção no momento do acidente. O menino desapareceu enquanto brincava na fazenda e foi encontrado desacordado pela mãe poucos minutos depois.

O juiz Leonardo de Camargos Martins determinou o pagamento de R$ 226.940 para cada um dos pais, além de uma pensão mensal. O benefício deverá começar quando a vítima completaria 14 anos e seguirá até os 25 anos. Após esse período, o valor será reduzido gradualmente, conforme a expectativa de vida calculada pelo IBGE.

Na decisão, o magistrado afirmou que a falta de itens básicos de segurança tornava o risco previsível e que o acidente poderia ter sido evitado com medidas simples, como a instalação de barreiras de proteção ao redor da piscina.

O juiz também entendeu que, ao contratar uma família com crianças pequenas para morar e trabalhar na fazenda, o proprietário assume responsabilidade pelas condições do ambiente oferecido aos trabalhadores.

A sentença reconheceu, porém, a existência de culpa compartilhada. Segundo o entendimento da Justiça, os pais também tinham o dever de supervisionar a criança no momento do acidente.

No processo, a família declarou que havia solicitado a instalação de proteção na piscina antes da tragédia, mas o pedido não teria sido atendido. Os pais também relataram dificuldades para conseguir socorro após o afogamento.

Já a defesa do cantor sustentou que houve falha dos pais na vigilância da criança.

A decisão destaca ainda o sofrimento causado pela perda do filho e classifica o episódio como uma das situações mais dolorosas que uma família pode enfrentar.

Pleno.News 

TRANSMISSÕES DA COPA DO MUNDO

Restrição da FIFA pode tirar Cazé TV da Copa de 2030; entenda

Casimiro Miguel (Cazé TV) Foto: reprodução

Canal é o único no Brasil a transmitir todos os jogos desta edição



A CazéTV corre o risco de ficar sem os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2030. A Fifa demonstra desconforto com o canal de streaming, que pertence à empresa LiveMode, devido a um suposto conflito de interesses envolvendo a compra e a venda de direitos esportivos.

A entidade máxima do futebol aponta que a LiveMode atua simultaneamente na compra, venda e exibição de direitos, além de compartilhar investidores com a Futebol Forte União (FFU), uma das ligas do futebol brasileiro. A Fifa promete dificultar as negociações para o próximo Mundial. A informação foi divulgada pelo portal Notícias da TV.

Outro obstáculo é político. A CBF planeja criar uma liga única em 2030, unindo a FFU e a Libra. Como a Fifa apoia a CBF, que é sua filiada, a proximidade da LiveMode com a FFU gera desgaste. As empresas XP Investimentos e General Atlantic possuem participação financeira em ambos os lados.

A LiveMode teve papel fundamental na criação da FFU, sendo a agência exclusiva para negociar os direitos de transmissão do Brasileirão entre 2025 e 2029. Os contratos assinados com diversas plataformas aumentaram a receita anual da liga de R$ 800 milhões para R$ 1,7 bilhão.

Para fechar o acordo de 2030, a Fifa cogita exigir que a LiveMode assuma apenas uma função no mercado ou que os investidores XP e General Atlantic deixem o negócio. Essa decisão desvincularia a agência da liga de clubes e encerraria o atual modelo de atuação da empresa.

A CazéTV entrou no circuito da Copa após a Globo abrir mão da exclusividade digital em 2022. Na ocasião, a LiveMode e Casimiro Miguel adquiriram os direitos do Mundial do Catar por 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15,6 milhões na cotação atual), transmitindo os jogos no YouTube e consolidando o canal no mercado esportivo.

Para o torneio de 2026, a LiveMode foi contratada pela Fifa para vender as partidas. A agência negociou fatias com o SBT e a N Sports, e comprou todos os 104 jogos para exibição na CazéTV, tornando-se a principal concorrente da Globo em audiência no território nacional.

Na última partida da Seleção Brasileira, contra o Haiti, a audiência alcançou número recorde: enquanto a soma de exibições na TV Globo, Sportv (canal fechado da emissora) e GE TV (canal digital) chegou a 51 milhões, foram 37,4 milhões de aparelhos conectados durante a transmissão da CazéTV, uma aproximação inédita entre a TV tradicional e o digital.


ELEIÇÕES 2026

 Van Hattem lidera no RS disputa por vaga no Senado

Deputado federal Marcel van Hattem. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Deputado lidera tanto a primeira quanto a segunda opção de voto dos entrevistados


Levantamento Real Time Big Data, divulgado nesta terça-feira (23), mostra que o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) é o nome favorito do eleitorado gaúcho ao Senado.

Considerando a consolidação do primeiro e do segundo voto dos eleitores, Marcel alcança 20% das intenções de voto e aparece na primeira colocação entre todos os pré-candidatos ao cargo.

Na sequência aparecem Manuela D’Ávila (PSOL), com 19%, Sanderson (PL), com 17%, Germano Rigotto (MDB) e Paulo Pimenta (PT), ambos com 14%. Frederico Antunes (PSD) soma 4% das intenções de voto.

Os votos nulos e brancos representam 5%, enquanto 7% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder. Veja abaixo:

Em um cenário onde o levantamento questiona aos entrevistados quem seria a opção de primeiro e segundo voto, Van Hattem lidera ambas opções. 

Veja abaixo:

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Sul entre os dias 20 e 22 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-07063/2026.

Mael Vale

ROUBARAM OS VORCARO

Homem invade mansão da família Vorcaro e leva itens de luxo

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. (Foto: Divulgação/Banco Master).


Crime ocorreu em condomínio de alto padrão em Belo Horizonte


A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu nesta terça-feira (23) um homem de 41 anos suspeito de invadir e furtar a residência da família do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, localizada em um condomínio de alto padrão em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O imóvel pertence a Henrique Vorcaro, pai de Daniel, que está preso desde 14 de maio. O boletim de ocorrência foi registrado por Aline Vorcaro, esposa de Henrique e mãe do ex-banqueiro.

De acordo com o registro policial, o suspeito teria invadido a casa durante a madrugada de sábado (20), após arrombar uma das janelas.

Entre os itens levados estão seis bolsas de grife, joias com diamantes, anéis, um colar da marca Tiffany & Co, além de um relógio avaliado em cerca de R$ 1 milhão.

Também foram furtados cartões bancários e calçados pertencentes a Henrique Vorcaro. Segundo a ocorrência, o homem chegou a carregar o cofre da residência nas costas e fez várias viagens pela área externa do imóvel para transportar os objetos.

O caso foi registrado na 3ª Delegacia de Polícia de Nova Lima. Após ser localizado, o suspeito foi conduzido para prestar depoimento e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional.

Mael Vale

MISSÃO WASHINGTON

Flávio vai aos EUA tentar ‘salvar o Pix’ e barrar tarifaço

Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República. (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Acervo Pessoal).


Senador articula em Washington e denuncia ausência do governo Lula


O senador Flávio Bolsonaro oficializou sua inscrição para participar presencialmente de uma audiência pública promovida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR).

O objetivo principal da iniciativa, informada por interlocutores e aliados como o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, é se posicionar de forma contrária à proposta de aplicação de tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros, além de atuar diretamente para blindar o sistema de pagamentos Pix de sanções ou questionamentos do mercado externo.

A audiência em Washington está agendada para o dia 6 de julho, antecedendo o prazo final de 15 de julho estabelecido pelas autoridades norte-americanas para decidir sobre a adoção das restrições comerciais.

No documento formal enviado ao órgão de comércio dos EUA, a defesa do parlamentar solicitou um tempo de fala de cinco minutos para apresentar argumentos contra o “tarifaço”, uma medida protecionista que possui o potencial de afetar até 21% do volume total das exportações brasileiras para o mercado norte-americano.

A linha de argumentação que será apresentada pelo senador enfatiza que a imposição de barreiras tarifárias acaba por penalizar a sociedade civil e o setor produtivo brasileiro em vez de focar nos reais responsáveis pelas instabilidades diplomáticas recentes.

A estratégia recomendada por Flávio Bolsonaro defende a suspensão imediata da aplicação das tarifas de 25% propostas pelo USTR e a abertura de um mecanismo bilateral de negociação com agenda técnica, cronograma claro, metas definidas e criação de uma estrutura de acompanhamento e fiscalização mútua para manter os canais de diálogo institucionais ativos.

O relatório norte-americano que originou a proposta de sanções comerciais fundamenta-se em pontos críticos identificados no cenário institucional do atual governo brasileiro.

Entre os fatores listados no documento oficial dos EUA estão o retrocesso em pautas de combate à corrupção, exemplificado pela anulação de provas e sentenças da Operação Lava Jato, além da falta de transparência observada nos processos de renegociação dos acordos de leniência de grandes empresas nacionais.

Antes de formalizar o pedido de participação na audiência pública, a comitiva de interlocutores da oposição ao Palácio do Planalto já havia realizado agendas diretas em solo americano para pavimentar o caminho da diplomacia conservadora.

Foram mantidos contatos com lideranças da ala republicana, incluindo o presidente Donald Trump e o secretário de Estado, Marco Rubio, com a finalidade de construir pontes alternativas e demonstrar o descontentamento do setor econômico produtivo do Brasil com o avanço da escalada protecionista.

Pedro Taquari

terça-feira, 23 de junho de 2026

COPA DO MUNDO 2026

Presidente da Fifa diz que vai entregar a taça com Trump

Donald Trump e Gianni Infantino Foto: EFE/Octavio Guzmán

"Estamos sempre juntos", disse Gianni Infantino



O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que a entrega do troféu da Copa do Mundo 2026 à seleção vencedora do campeonato será realizada com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Indagado pela Fox News se o presidente do principal país anfitrião participaria da solenidade, Infantino, que é amigo do republicano, respondeu:

– Claro, afinal, estamos sempre juntos – assinalou.

A entrega da taça está marcada para acontecer no MetLife Stadium, em Nova Jérsei, no dia 19 de julho.

As partidas da Copa deste ano são realizadas não apenas nos Estados Unidos, mas também no Canadá e México. Entretanto, 75% dos jogos ocorrem em território estadunidense.

Thamirys Andrade  

ELEIÇÕES 2026

Real Time: Flávio venceria Lula em 2º turno no RS

Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), chegando em Brasília após cumprir agenda com Donald Trump - (Foto: Vittor Sales/Reprodução)


O candidato escolhido da oposição registra 51%, contra 42% do petista


Um levantamento feito pelo Instituto Real Time Big Data, divulgado nesta terça-feira (23), mostra que o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) vence o presidente Lula (PT) em um eventual segundo turno no Rio Grande do Sul.

O candidato escolhido da oposição registra 51%, contra 42% do petista. Brancos e nulos soman 4%, seguido de indecisos com 3%.

Presidência da República – 2º Turno (RS)

  • Flávio Bolsonaro: 51%
  • Lula: 42%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Indecisos: 3%

Foram ouvidas 1.600 eleitores gaúchos, entre os dias 20 e 22 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-09044/2026.

Luan Carlos

ERA SÓ O QUE FALTAVA

MPCE ameaça colégio católico por ensinar religião a todos os alunos

Colégio Salesiano São João Bosco é alvo do MPCE por integrar celebrações religiosas ao ensino em Juazeido do Norte. (Foto: Reprodução/Facebook/@salesianojuazeiro)


MP ameaça ação judicial contra Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte


O Ministério Público Estadual do Ceará (MPCE) pressionou o Colégio Salesiano São João Bosco, em Juazeiro do Norte, a assegurar que seus alunos não sejam obrigados a participar de atividades ou celebrações religiosas na instituição católica e particular, fundada em 1942. A recomendação divulgada na última sexta-feira (19) alertou para o risco de responsabilização judicial, caso não seja cumprido o prazo de 20 dias para o colégio informar quais providências adotou.

O Colégio Salesiano afirmou ontem (22) que atua em consonância com a legislação vigente, e ratificou ter identidade confessional e missão educativo-pastoral, garantindo que a participação em práticas especificamente religiosas ocorra com liberdade e respeito à consciência de cada estudante e família.

A 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte alega que a medida de orientação no colégio particular afiliado à Inspetoria Salesiana do Nordeste reforçaria o direito à liberdade de crença e de consciência, garantido pela Constituição Federal.

“O objetivo é evitar que alunos sejam constrangidos a participar de práticas religiosas, respeitando a diversidade de convicções no ambiente escolar”, justificou o MPCE, ao divulgar a recomendação de orientar gestores e profissionais da educação sobre o caráter facultativo dessas atividades.

O MPCE ainda recomendou que o Colégio Salesiano São João Bosco dê alternativas aos estudantes que optarem por não participar das celebrações cristãs, sem prejuízo pedagógico. E ainda orientou que as diretrizes sejam monitoradas e fiscalizadas, para prevenir imposição ou constrangimento no contexto da escola.

Cristianismo e honestidade

Nesta segunda-feira (22), o Colégio Salesiano São João Bosco publicou nota em que destaca a tradição centenária da educação salesiana tem como base o acolhimento, o respeito e a promoção da dignidade humana. E reafirmou seu compromisso com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, valorizando suas singularidades e promovendo uma convivência pautada pelo diálogo, pela empatia e pelo bem comum, inspirado no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

“Seguimos firmes no propósito de oferecer um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso, unindo excelência acadêmica, desenvolvimento humano e os valores que inspiram a formação de bons cristãos e honestos cidadãos”, disse a nota do Colégio Salesiano.

Em seu site oficial, o colégio destaca ter nascido sob forte influência do Padre Cícero (que está em processo de beatificação pelo Vaticano) com a missão de suprir uma necessidade educacional na região do Juazeiro do Norte, unindo princípios salesianos com a tradição local.

“A atuação do Padre Cícero foi crucial para o sucesso da instituição, que se destacou na formação integral dos jovens. Ao longo dos anos, o colégio se tornou um pilar educacional na comunidade, deixando um legado significativo na região”, diz o site do Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte.

Davi Soares